Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apagão atinge 13 municípios do Piauí e 9 do Maranhão; Chesf resolveu o problema

A falta de energia aconteceu hoje (22) pela manhã por cerca de meia hora. Falha se deu no sistema da Chesf.

22/03/2021 11:40

Atualizado ás 12:30h

A Equatorial Piauí informou ao PortalODia.com que o apagão ocorreu após uma falha no sistema de suprimento (69 kV) da Subestação Teresina I, situada no Bairro Tabuleta, zona Sul da Capital, que é de responsabilidade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

 A interrupção no fornecimento de energia afetou clientes de Teresina e mais 12 municípios da região Metropolitana do Piauí, entre eles: José de Freitas, União, Miguel Alves, Lagoa Alegre, Altos, Pau D'Arco do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Barras, Campo Maior, Porto, Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora dos Remédio, além de impactar em 9 municípios no estado do Maranhão: Timon, Caxias, Parnarama, Matões, Aldeias Altas, São João do Soter, Codó, São Francisco do Maranhão e Gonçalves Dias.

"As causas da ocorrência ainda estão sob investigação pelos técnicos da CHESF. Durante todo o período de interrupção, os profissionais do Centro de Operações da Equatorial Piauí e Equatorial Maranhão mantiveram contato com as equipes da CHESF até o restabelecimento total da energia elétrica", explica Equatorial Piauí.

No total, 267.257 clientes foram atingidos no Piauí e 163.777 consumidores tiveram fornecimento de energia prejudicado no Maranhão. A última linha a ser recomposta foi a que supre a Subestação Taboca, da Equatorial Piauí, afetando a zona rural Leste de Teresina

"As cargas foram sendo restabelecidas por blocos, ao longo da manhã, sendo às 10h02, restabelecido o fornecimento de energia a 100% dos clientes impactados no Maranhão e, às 10h22, recuperadas todas as cargas no Piauí", finaliza.


Atualizado às 12:19h


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou ao PortalODia.com que o apagão se deu em função de defeito em um equipamento, e que após a averiguação do fato, ocorreu o desligamento automático das cargas supridas através da subestação Teresina.

"Imediatamente, o equipamento defeituoso foi isolado e a subestação reenergizada às 09h52, quando ocorreu o início da normalização das cargas", diz Chesf.


Um apagão deixou vários consumidores sem energia na manhã desta segunda-feira, 22. A falta de luz atingiu bairros da Zona sul e zona Leste de Teresina, além da cidade de Timon.

(Foto:Assis Fernandes/ O Dia)

O fato ocorreu por volta das 9h da manhã e durou cerca de 30 minutos, como explica a resprentante comercial Scarlet Freitas, moradora da zona Leste de Tesina, que está trabalhando em home office, e só percebeu o apagão, após a Internet parar de funcionar.

"Meu colega de apartamento na mesma hora bateu no quarto perguntando se tinham desligado a luz do prédio pra manutenção, porque outro dia fizeram isso e eu disse que não tinha sido avisado nada. Na cozinha, a geladeira tinha parado e ouvimos uns vizinhos reclamando que estava sem luz. Foi mais ou menos uma meia hora sem energia em casa e com trabalho parado. Outros colegas de outras zonas que também estão em home office relataram o mesmo problema de falta de luz. É complicada essa situação porque você depende da energia pra poder trabalhar, pra produzir. Atrasa trabalho e você perde tempo", relata.

A Equatorial Piauí informou ao PortalODia.com que está avaliando as causas do apagão e que já foi possível verificar que o problema ocorreu CHESF (Companhia Energética do Vale do São Francisco). 

Mais sobre: