Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Cocal, Nonatinho do Sindicato lidera corrida eleitoral pela prefeitura

A pesquisa de intenção de voto foi realizada pelo Instituto Data O DIA, entre os dias 24 e 25 de setembro com 400 pessoas de 16 anos ou mais domiciliadas no município.

28/09/2020 15:59

Se as eleições para a escolha do novo prefeito da cidade de Cocal, no Piauí, fossem realizadas hoje, Nonatinho do Sindicato (PT) seria o vencedor. É o que revela a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Data O DIA, entre os dias 24 e 25 de setembro com 400 pessoas de 16 anos ou mais domiciliadas no município, e divulgada na manhã desta terça-feira (29).

Na consulta estimulada, quando os nomes de todos os candidatos são apresentados aos entrevistados, Nonatinho do Sindicato lidera com 71,3%, seguido por Dr. Cristiano (MDB) e Gilson da Serraria (PSL), que registraram 14,7% e 6,2%, respectivamente. 7,7% afirmaram não saber ou não quiseram responder em quem votariam neste pleito.

O cenário é o mesmo na pesquisa espontânea, quando não são apresentados aos eleitores nenhuma das candidaturas. Neste caso, o representante petista na disputa local foi citado por 68,5% das pessoas interrogadas pelo Data O DIA, enquanto o emedebista obteve 14,4% e o pesselista 5,7%. Não sabem ou não responderam ao questionário acumulou 11,2%. 

Nonatinho também tem a menor rejeição entre os demais candidatos a prefeito de Cocal. Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 6,9% do público ouvido pela pesquisa responderam que não escolheriam o atual vice-prefeito. Gilson da Serraria lidera a estatística com 31,1%, à frente também de Dr. Cristiano, recusado por 23,4%.

Em relação aos candidatos que disputam uma das 11 vagas na Câmara Municipal, Fabrícia Vieira (PT), Adevandro (PSD), Ivan Calixto (PT) e Eudes Alves (PT) foram, respectivamente, os quatro mais citados pelos entrevistados na pesquisa espontânea do Instituto Data O DIA.

FICHA TÉCNICA

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-08142/2020 no dia 22 de setembro, foi realizada em domicílios da zona urbana e rural de Cocal, de acordo com a proporcionalidade da população da cidade. O grau confiabilidade do questionário é de 90% e a margem de erro 4%, para mais ou para menos.

Atual gestão municipal de Cocal é aprovada por mais 90% da população

Além de questionar em quem os eleitores votariam para assumir a Prefeitura de Cocal em 2021, o Instituto Data O DIA também perguntou à população local qual a sua avaliação acerca da gestão do atual prefeito, Rubens Vieira (PSD), e constatou uma aprovação de 91,2% entre os entrevistados na pesquisa.

Questionados sobre qual a melhor área da administração municipal, 77,4% responderam serviços ligados ao setor de infraestrutura, seguido da saúde (46%), educação (31,4%) e social (7,9%). 14,6% não souberam ou não quiseram responder a este item da consulta.

Já entre os que desaprovam a administração municipal o índice alcançou pouco mais de cinco pontos percentuais. Os serviços públicos com as piores avaliações são a saúde (45,6%), educação (20,7%), social (14,2%) e infraestrutura (3,2%). 16,2% dos consultados não souberam ou não opinaram.

Por fim, o Data O DIA questionou aos entrevistados se votaria para prefeito em algum candidato apoiado por Rubens Vieira. 69,3% afirmaram que sim, enquanto 21,9% disseram que não e 8,7% não souberam ou preferiram não responder à pergunta.

Governador Wellington Dias é aprovado por 57% da população de Cocal

O Instituto Data O DIA também perguntou aos moradores de Cocal qual avaliação faziam sobre estadual do governador Wellington Dias (PT), aprovada por 57,8% e desaprovada por quase 36%. Somente 6,2% não souberam ou evitaram responder ao questionário.

A consulta revelou que a gestão estadual é considerada boa para 29,2% da população cocalense e ruim para outros 19,2%. Para 5,2% a administração do Governo do Estado é vista como péssima, enquanto 2,5% a enxergam como ótima. Menos de 2% dos entrevistados não responderam à pesquisa

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: