Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em cinco meses, Piauí supera o número de mortes por Covid-19 de 2020

Números mostram que pessoas mais jovens tem sido a maioria das vítimas no estado

20/05/2021 17:28

Nesta quinta-feira (20), o Piauí superou um índice alarmante: com 2.857 mortes por Covid-19 registradas de 01 de janeiro a 19 de maio, o Estado superou, em pouco mais de cinco meses, o total de mortes decorrentes da doença somadas ao longo de todo o ano de 2020. De março – quando o Piauí teve seu primeiro óbito pela doença – até 31 de dezembro, haviam-se contabilizados 2.840 mortes em solo piauiense.

(Foto: Divulgação/Sesapi)

Ter ultrapassado em cinco meses a quantidade de mortes de quase um ano mostra a letalidade e a rapidez da transmissibilidade do coronavírus. Um estudo feito pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI (NESP) a pedido do Portalodia.com já mostrava que o volume de óbitos por Covid-19 no Piauí no pico da segunda onda – entre março e abril- havia aumentado em 102% em relação ao pico da primeira onda – entre julho e agosto do ano passado.

E a Covid-19 tem matado mais jovens no Piauí. É que, com o avanço da vacinação no público idoso longevo, aqueles com 80 anos ou mais, a doença foi rejuvenescendo e hoje atinge em sua maioria pessoas entre 20 e 29 anos, faixa etária onde também se concentram as maiores taxas de óbito. Só neste público, as mortes por covid-19 subiram 133% nesta segunda onda.

Um dos fatores que tem contribuiu para que o número de óbitos suba quase que vertiginosamente em 2021 comparado a 2020 no Piauí é o fato de a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) vir confirmando, ao longo das últimas semanas e em larga escala, uma série de óbitos anteriores como decorrentes da Covid. São mortes que ainda tinham causas inconclusas e aguardavam diagnóstico.

Para se ter uma ideia, na última terça-feira (18), o Governo confirmou mais 107 mortes por Covid-19 que aguardavam diagnóstico no Piauí. Só nas últimas 24 horas, o estado perdeu 20 vidas para o coronavírus, sendo 12 homens e oito mulheres.

Piauí tem 27 pessoas na fila de espera por leitos, diz UFPI

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI monitora também as internações e a situação dos hospitais que atendem a pacientes covid no Estado. Conforme os dados apresentados nesta manhã (20), o Piauí está com 27 pacientes na fila de espera por leitos, sendo que 20 aguardam vaga em UTI e sete aguardam vagas em enfermarias. 

Observando-se o mapa do Estado, a situação se torna ainda mais preocupante. É que mais da metade do território piauiense está em roxo, o que significa que seus hospitais estão com 100% de lotação em suas UTI covid e, portanto, sem capacidade de receber mais pacientes graves. É o caso da Planície Litorânea, do Vale do Canindé, dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, da região da Serra da Capivara, da Chapada das Mangabeiras, do Vale do Rio Guaribas e do Vale dos Rios Piauí e Itaueiura.

Já na região Entre Rios, dos Carnaubais e do Vale do Sambito, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 92,49%, incluindo os leitos de acesso não-universal como os privados, os da Maternidade Dona Evangelina Rosa e os do Hospital Infantil Lucídio Portela.

A reportagem do Portalodia.com procurou a Sesapi, mas até o fechamento da matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

Mais sobre: