Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em ação civil pública, OAB-PI pede a interdição do Parque Zoobotânico

Denúncias apontam que animais recebem remédios vencidos e são colocados em ambientes inóspitos.

09/12/2015 16:39

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) protocolou, nesta quarta-feira (9), uma ação civil pública junto à Justiça Federal solicitando a imediata interdição do Parque Zoobotânico de Teresina, por conta de uma série de irregularidades verificadas no local. 

A OAB-PI recebeu denúncias sobre o funcionamento irregular do zoológico, como a utilização de medicamentos veterinários vencidos, inadequação do tamanho dos recintos em relação aos animais que lá se encontram, inadequação do armazenamento dos medicamentos, animais enterrados em locais inapropriados, e instalação elétrica antiga e desencapada.

A ação foi protocolada por membros da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Núcleo de Apoio aos Animais da OAB-PI.

Esdras Nery, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Juliana Paz, presidente do Núcleo de Apoio aos Animais (Foto: OAB-PI)

“Enquanto as irregularidades não forem solucionadas, esperamos que os órgãos competentes ajam em tempo hábil. Os animais estão em segundo e terceiro plano, e não podemos permitir que isso aconteça. É preciso que a legislação ambiental seja cumprida”, declarou a advogada Juliana Paz, presidente do núcleo e membro da comissão.

Na ação civil pública, a OAB-PI solicita que a interdição do parque seja mantida até que sejam adotadas as medidas necessárias para a solução dos problemas elencados.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) informou que ainda não foi notificada sobre a ação ajuizada pela OAB.

O órgão afirma que, assim que a notificação ocorrer, tomará todas as medidas necessárias para solucionar os problemas relatados.

Ainda de acordo com a secretaria, o Parque Zoobotânico já vem passando por  uma série de reformas e adequações a fim de melhorar a sua estrutura.

Segundo a OAB-PI, animais são colocados em locais com dimensões incompatíveis com seu tamanho (Foto: Jailson Soares / O DIA).

Fonte: Da Redação
Mais sobre: