Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eletrobras-PI orienta sobre padrão de entrada de ligações de energia

Segundo levantamento realizado pelo departamento de Serviços Técnicos Comerciais da Distribuidora, muitos pedidos de ligação são reprovados por erro técnico.

31/05/2017 13:38

A Eletrobras Distribuição Piauí divulgou uma nota nesta quarta-feira (31) explicando como devem proceder as pessoas que desejam construir um imóvel e precisam fazer a primeira ligação de energia elétrica. Segundo a companhia, seu novo site na internet facilita o acesso às informações sobre o padrão de entrada de energia elétrica.

"Agora, além do atendimento convencional realizado nas agências de atendimento, o cliente pode visitar o site www.eletrobraspiaui.com e saber tudo o que é necessário para a montagem do padrão de entrada correto e, com isso, evitar atrasos na ligação", afirma a nota da distribuidora.

Pela nova ferramenta, o cliente informa a localização do seu imóvel (se do mesmo lado ou do lado oposto à rede de distribuição de energia elétrica) e do medidor de energia.

Ao prestar as duas informações, de maneira dinâmica e interativa, o cliente será apresentado ao seu padrão correto de ligação, detalhando cada uma das etapas necessárias para a construção adequada.

Segundo levantamento realizado pelo departamento de Serviços Técnicos Comerciais da Distribuidora, muitos pedidos de ligação são reprovados por erro técnico. Isso ocorre porque o consumidor quase sempre recorre a profissionais não habilitados que desconhecem o padrão adotado pela Eletrobras. Ao fiscalizar o imóvel, os técnicos encontram os componentes dispostos fora do padrão exigido.

De acordo com o gerente do Departamento de Serviços, Adail Viana, o padrão admitido segundo as regras adotadas pela empresa compreende o poste/pontalete, armações com isoladores, caixa de medição, dispositivo de proteção, aterramento, caixa de inspeção do aterramento, e ferragens, de forma a permitir a ligação da unidade consumidora à rede de energia elétrica. “A aquisição desse material é de responsabilidade do consumidor”, acrescentou.

Adail explica que a unidade consumidora cujo padrão de entrada não esteja em conformidade com as normas técnicas adotadas, não será ligada pela Eletrobras. “No ato da reprovação, o consumidor é orientado a realizar os ajustes necessários e, caso haja mais de uma visita técnica à unidade consumidora, será cobrado uma taxa por cada revisita”, alertou.

Convênio para profissionalização de eletricistas

O gerente destaca que a Eletrobras Piauí, por meio de convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PI,) está investindo na formação de profissionais eletricistas, prediais e residenciais. O objetivo, segundo Adail, é aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre o padrão para ligação de consumidores em Baixa Tensão. “É importante que os clientes procurem orientação antes de iniciar os serviços e só contratar pessoas habilitadas”, finalizou Adail.

Para fazer novas ligações ou adaptações de energia elétrica fique atento ao padrão de entrada. Procure nossos postos de atendimento ou visite www.eletrobraspiaui.com.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: