Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2020: veja dicas de como votar com segurança em meio à pandemia

Para evitar o contágio do vírus, o DIA preparou algumas dicas para te ajudar a votar com segurança em meio à pandemia

09/11/2020 08:19

As eleições municipais de 2020 serão diferentes por causa da pandemia do novo coronavírus. Com o vírus ainda em circulação, os eleitores deverão ficar atentos para reduzir ao máximo o contágio do vírus. Pensando nisso, o DIA preparou algumas dicas para te ajudar a votar com segurança em meio à pandemia. 


LEIA MAIS: No Piauí, mais de 300 candidatos são considerados inaptos pela Justiça Eleitoral 


Foto: Carlienne Carpaso/ODIA

Antes das dicas, é necessário que você fique atento ao horário de votação. Isso porque é uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que os eleitores acima dos 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que pertencem ao chamado grupo de risco, votem no horário preferencial das 07h às 10h. Com isso, o horário da votação foi estendido até às 17h do dia 15 de novembro para aglomerações no pleito.

1.Não esqueça da máscara

Presente desde o início da pandemia em locais públicos e com grande circulação de pessoas, a máscara facial também será obrigatória nos locais de votação. Sem ela, os eleitores serão impedidos de votar, conforme o TSE.

2.Leve álcool em gel

O álcool em gel também é um produto indispensável na hora de votar para conter a transmissão do vírus. O produto, inclusive, pode danificar o equipamento. Por essa razão, o recomendado é que o eleitor higiene as mãos antes e após deixar a cabine de votação apesar das seções eleitorais terem à disposição álcool em gel e líquido em recipiente borrifador.

Foto: Arquivo/ODIA

3.Tenha sua própria caneta

Você usará a caneta para assinar a lista de votação. Apesar do risco de contágio ser menor, a recomendação é de que o eleitor tenha a sua própria caneta. Nos locais de votação haverá canetas, caso você esqueça da sua.

4.Respeite o distanciamento nas filas

Conforme o TSE, os locais de votação terão marcações no chão para indicar a distância mínima de segurança, que será de um metro entre mesários e eleitores e também de um metro entre os eleitores nas filas.

5.Não vote se tiver testado positivo (14 dias antes) ou com sintomas do vírus

Essa outra recomendação do TSE. Os eleitores e mesários que estiverem com febre ou tenham testado positivo para covid-19 nos últimos 14 dias antes da eleição devem ficar em casa.

Por: Jorge Machado
Mais sobre: