Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2020: Piauí contabiliza ao menos 256 denúncias relacionadas ao pleito

98% das notificações realizadas no aplicativo Pardal são de irregulares em propagandas eleiotrais

23/10/2020 11:02

Faltando pouco mais de três semanas para o primeiro turno das Eleições Municipais 2020, o Piauí já contabiliza 256 denúncias relacionadas à campanhas eleitorais em todo o estado, é o que mostram o levantamento feito nesta sexta-feira (23) pelo O DIA na plataforma do aplicativo Pardal, desenvolvido e criado pela Justiça Eleitoral.


LEIA TAMBÉM: Confira os nomes mais curiosos de candidatos no Piauí 

Embora existam algumas denúncias relacionadas a crimes eleitorais e outras anormalidades, a maioria, cerca de 98% delas, delas dizem respeito a irregularidades com propaganda eleitoral. Teresina concentra a maior parcela dessas notificações, seguida por Alvorada do Gurguéia e Parnaíba. Confira abaixo:

(Fonte: Reprodução/Pardal)

O aplicativo Pardal existe desde 2014 e permite aos eleitores atuarem como fiscais no combate à corrupção eleitoral. Desde sua criação, tem sido aprimorado e em 2020 a ferramenta deve agilizar o trabalho dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e Ministério Público Eleitoral na apuração das denúncias.

Isso porque, em pleitos anteriores, muitas denúncias eram baseadas apenas em fotos e não traziam outras informações, dificultando a comprovação do ilícito. Agora, além de imagens, o denunciante precisa submeter  um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. Além disso, quando as denúncias tratarem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade.

Por: Breno Cavalcante, com informações do TRE-PI
Mais sobre: