Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2020: 1.200 policiais partem para o interior para reforçar segurança

Para garantir a lisura e ordem do pleito municipal, órgãos estaduais e federais de segurança se mobilizam. Mais de 5 mil policiais participam da operação.

12/11/2020 08:05

Os cerca de 1.200 policiais que farão a segurança dos piauienses durante a eleição municipal que acontece no próximo domingo (15) partem na manhã de hoje (12) para o interior do Estado onde atuarão no policiamento ostensivo junto às zonas e sessões eleitorais; e na parte investigativa de eventuais crimes eleitorais e crimes diversos praticados no decorrer do pleito.

Leia também: Mais de 40 locais de votação mudam no Piauí. Confira a lista

Ao todo, são 5.200 policiais destacados para compor o efetivo que fará a segurança durante a eleição em todos os 224 municípios, sem perder de vista que a demanda muda de cidade para cidade. Em regiões onde o colégio eleitoral é maior, como municípios polo das microrregiões do Piauí, a atenção e redobrada. É o caso da capital, Teresina, Piripiri, Picos, Parnaíba, Floriano e São Raimundo Nonato.


Rubens Pereira, secretário de Segurança do Piauí - Foto: Jailson Soares/O Dia

“São colégios que apresentam uma eleição mais acirrada. Isso foi analisado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) e cada comarca fez sua avaliação. Desse resultado, tivemos convocação do Exército para algumas cidades, mas de nossa parte, já antecipamos policiais para alguns municípios que demandam uma atenção maior, inclusive com acirramento eleitoral”, informou o secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira.

Para conseguir reunir todo o efetivo, a SSP está pagando diárias aos policiais e, de modo a cobrir todo o território piauiense, outros órgãos de segurança também estão atuando em conjunto com as Polícias Civil e Militar no Centro Integrado de Controle e Monitoramento que começa a operar hoje. Além das duas polícias, há também equipes do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro e da Justiça a postos para atender as ocorrências das mais diversas naturezas durante o pleito municipal.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Chico Filho
Mais sobre: