Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição da UFPI: Professor denuncia supostas irregularidades

Uma alteração do edital é vista por ele como uma manobra para tirar sua chapa da eleição.

24/07/2020 18:25

No total, cinco chapas foram inscritas para disputar a vaga de reitor da Universidade Federal do Piauí. Após a inscrição e deferimento das cinco chapas o edital foi alterado, e o prazo destinado para que a comissão eleitoral criada pela Ufpi para conduzir o pleito apreciasse as chapas foi prorrogado. Após finalizado o novo prazo uma das chapas foi indeferida. A justificativa é que o candidato a vice-reitor pela chapa UFPI Meritocracia, não cumpria o requisito de integrar a carreira do magistério superior da UFPI. A denúncia foi feita pelo professor Marcos Sabry em seu canal no Youtube. 

O professor Marcus Sabry, que teve chapa indeferida para a disputa eleitoral da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), denuncia suposta perseguição que sua chapa sofreu da Comissão Eleitoral criada para coordenar o pleito. Uma alteração do edital é vista por ele como uma manobra para tirar sua chapa da eleição.

Segundo o cronograma estabelecido no edital 001/2020  que rege a eleição, as inscrições das chapas deveriam ocorrer até o dia 20 de julho. O seguinte, 21 de julho, seria destinado para a Comissão Eleitoral analisar os pedidos. Ao todo, cinco grupos registraram candidaturas e foram deferidos . Contudo, no dia 22 de julho, uma retificação do edital  ampliou o prazo da análise para os dias 21 e 22 de julho, e logo depois a chapa UFPI Meritocracia, encabeçada por Marcus Sabry, apareceu como indeferida .

A justificativa apresentada pela Comissão Eleitoral foi a de que o professor Antônio Airton Carneiro de Freitas, candidato a vice-reitor na chapa, não cumpria o requisito de integrar a carreira do magistério superior da UFPI. Marcus Sabry rebateu a alegação ao enumerar as qualificações de Antônio Airton.


“Eles têm uma justificativa muito sucinta que diz que meu vice não segue a carreira do magistério superior. O professor Airton dá aula há 8 anos, é professor da pós-graduação, criou o curso de especialização, coordena curso de especialização, orienta iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso. É muito estranho ele não preencher esse requisito sendo que faz todas as atividades que são exclusivas de professor de nível superior”, afirmou Sabry.

A chapa apresentou recursos na Comissão Eleitoral explicando as atividades desenvolvidas por Antônio Airton e pedindo revisão da decisão de indeferimento. Marcus Sabry antecipa que em caso do recurso ser negado, eles irão acionar a Justiça para tentar disputar a eleição.

“Entramos com recurso afirmando que ele preenche esse pré-requisito. Mas caso esse recurso seja negado, vamos à Justiça em busca de um mandado de segurança que nos garanta concorrer a eleição”, disse. Para ele, o caso mostra a perseguição que a chapa sofreu por se posicionar contrário a atual gestão.

A reportagem procurou o professor Alexandre José Medeiros, presidente da Comissão Eleitoral, que afirmou apenas que as alterações realizadas no edital estão dentro da legalidade e que uma nota de esclarecimento está sendo elaborada para explicar a situação.

A eleição

A eleição para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal do Piauí – UFPI, para o quadriênio 2020-2024, ocorrerá no dia 12 de agosto por meio de votação eletrônica, online, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Eleições – SIGEleição.

As chapas

RENOVAUFPI (Sandra Lima Vasconcelos Ramos – Reitora; Bruno Leandro Maranhão Diniz – Vice-Reitor)


FORTALECER, CONECTAR E INOVAR (André Macedo Santana; Reitor Carlos Sait Pereira de Andrade – Vice-Reitor)


EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E COMPROMISSO (Gildásio Guedes Fernandes – Reitor; Viriato Campelo - Vice-Reitor)


UFPI INCLUSIVA, INOVADORA E SUSTENTÁVEL (Nadir do Nascimento Nogueira – Reitora; Marcos Antonio Tavares Lira - Vice-Reitor)

Por: Otávio Neto
Mais sobre: