Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dúvidas sobre a covid: FMS disponibiliza assistente virtual para atender pacientes

A robô Laura pode ser acessada pelo site da Fundação. Ela classifica o grau de risco do paciente e orienta para atendimento presencial.

04/02/2021 09:30

Os teresinenses que tiverem dúvidas ou apresentarem sintomas de covid-19 podem contar a partir de agora com uma assistente virtual para direcionar atendimentos. Criada pela Fundação Municipal de Saúde e batizada como Laura, a ferramenta está disponível no site da FMS e permite, dentre outras funcionalidades, fazer a classificação de risco dos pacientes que precisarem de auxílio médico.

A assistente virtual pode ser acessada na página fms.pmt.pi.gov.br. Ela está localizada no canto direito da tela e consiste em um chat que permite ao usuário reportar os sintomas. A atendente virtual faz a classificação de risco com base nas informações inseridas e orienta o paciente para as unidades de atendimento presencial.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina

“A robô Laura monitora os sintomas por meio de mensagem direta dos usuários. Ela funciona 24 horas e além de identificar os estabelecimentos de saúde que o paciente deve procurar, a ferramenta também tira dúvidas em relação ao novo coronavírus”, explica Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O programa de inteligência artificial foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Instituto Votorantim. “Com essa tecnologia, a população tem acesso a informações qualificadas na internet, baseadas nos protocolos de enfretamento à Covid-19. Tudo isso aumenta a capacidade de atendimento, com maior eficiência e com otimização dos trabalhos”, finaliza Karoline Alencar.

Além de Teresina, mais sete municípios foram selecionados, por meio de processo seletivo, para participarem do programa de inteligência artificial: Ananindeua (PA), Aracaju (SE), Caruaru (PE), Cuiabá (MT), Maringá (PR), Mauá (SP) e São Bernardo Campo (SP).

Mais sobre: