Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dificuldades da Agespisa levam governo a estudar possibilidade de firmar PPP

O chefe do Executivo Estadual terá, na próxima semana, um encontro com os prefeitos para tratar do tema.

11/05/2023 às 11h24

28/09/2023 às 06h10

Após o anúncio de investimentos da Águas de Teresina na ampliação da rede de esgotamento sanitário da capital, o Governador Rafael Fonteles (PT) confirmou que a Agespisa também pode passar por um processo de concessão para a iniciativa privada, para a ampliação da rede de oferta de água e esgoto para os municípios do interior do Estado. O chefe do Executivo Estadual terá, na próxima semana, um encontro com os prefeitos para tratar do tema.

“Queremos estender essa modelagem para todo o Piauí, que está dando certo em Teresina. Vou ter um momento com os prefeitos na próxima semana, e vou convidar a todos independente da questão política para esse sistema partilhado entre estado e município e assim garantir o cumprimento do marco do saneamento que prevê até 2033 chegar a mais de 90% do esgotamento e universalizar o acesso a água”, disse o governador.

Rafael Fonteles anunciou que estuda fazer uma PPP com a Agespisa - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Rafael Fonteles anunciou que estuda fazer uma PPP com a Agespisa

O governador voltou a falar das dificuldades financeiras da companhia. “Temos que partir para esta modelagem. Hoje há uma obrigação legal aprovada pelo Congresso que obriga investimentos e que se as companhias estatais não tiverem condição de fazê-lo, tem que fazer a PPP para garantir o cumprimento. O importante é que os piauienses tenham acesso ao esgotamento sanitário e a água tratada. Enquanto a Agespisa continuar funcionando como está hoje nós vamos ampliar o aporte do Tesouro na empresa, para que ela consiga fazer os investimentos mais urgentes, mas a solução definitiva é a concessão e nós queremos fazer isso com os 224 municípios”, disse Rafael Fonteles.

O presidente da Agespisa, Zé Santana, afirmou que está sendo feito um estudo bem amplo da realidade do estado e da situação da empresa. “Há essa possibilidade, assim como houve a subdelegação para Teresina, também parceria com todos os municípios para que se possa realmente encontrar a melhor modelagem no sentido de que o serviço seja prestado da melhor forma possível”, afirmou.

Para aprovar uma PPP, a companhia deve fazer a conclusão e a ligação de alguns sistemas de esgotamento que já haviam sido iniciados. O estudo ocorrerá esse ano com Estado e municípios, de forma permanente

Mais sobre: