Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia do Meio Ambiente é comemorado com plantio de árvores

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem, foi comemorado em um evento aberto ao público no Parque Zoobotânico.

06/06/2015 08:45

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem, foi comemorado em um evento aberto ao público no Parque Zoobotânico de Teresina organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Este ano, o tema abordado foi “Preservando a Vida”. A programação foi dedicada às crianças especiais e alunos das redes estadual e municipal de ensino, buscando despertar para a conscientização ambiental e o cuidado com a natureza. Houve ainda apresentações artísticas e a plantio de mudas.

Foto: Elias Fontenele/ODIA

De acordo com o diretor do Zoobotânico, Renato Uchôa, durante toda esta semana, cerca de 4 mil crianças estiveram no parque. Diversas atividades foram desenvolvidas, como visitas orientadas por profissionais que mostravam os animais, explicando suas características e hábitos, e os animais que estão em extinção com o intuito de criar uma consciência de preservação das espécies.

Foram levadas também ao Cinema no Zoo, onde foram reproduzidos vídeos que relatam a rotina no parque, explicando determinados comportamentos dos animais que vivem no parque. Além disso, houve trilhas na floresta e apresentação de palhaços. “Este lugar é um recurso didático importantíssimo, nós temos uma floresta e muitos animais, então a ação educativa é de suma importância na preservação do planeta, porque estamos preparando as gerações futuras”, conta Renato Uchôa.

O dia 5 também foi dedicado as crianças especiais, portadoras de deficiência física e metal. “Foi firmado parceria com a Associação Pestalozzi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para trazerem suas crianças e assim realizarmos o plantio de mudas. Este é um ponto importante na questão da preservação das florestas, pois a devastação hoje tem causado problemas seríssimos que tem feito até com que os animais saiam do seu habitat natural e venham para a cidade”, explica o diretor do parque.

Escolas que integram a Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) levaram seus alunos para esta comemoração. “Viemos para ter um contato direto com a natureza e nos comunicar com outros alunos que tem o mesmo objetivo que nós, que é cuidar do meio ambiente. Nós da COMVIDA temos uma atividade diária de visita às pessoas para informa-las sobre a separação do lixo, as ajudando a fazer esse trabalho e também falamos sobre a água. Também temos uma horta e plantamos mudas de diversas plantas, a partir disto, nos conscientizamos ainda mais”, conta a estudante Socorro Alves.

Professores que acompanharam seus alunos na visita receberam a iniciativa de maneira positiva. “Nossas crianças ficaram muito motivadas porque, para elas, foi algo diferenciado, elas ficaram apreensivas, nem dormiram bem querendo que esse dia chegasse logo e só falavam sobre isso. Trabalhamos em sala de aula o tema e os trouxemos in loco para que eles pudessem ter contato direto com a natureza, e depois dessa aula-passeio queremos levar nossos alunos a refletir sobre o tema da sustentabilidade através de trabalhos direcionados”, explica a professora Iris Teixeira, da Escola Municipal Clodoaldo Freitas, localizada no bairro Pedra Mole. Aluna da escola, Juliana Silva, tem 9 anos e está no 5º ano. Ela conta que gostou da experiência porque foi o dia em que aprendeu a plantar e explica “as árvores dão o fruto para podermos comer por isso é tão importante preservar a natureza”.

As mudas plantadas na ocasião foram trazidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que toda esta semana esteve em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agespisa e a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizando ações que visaram despertar a conscientização ambiental na população através de amostras, plantios de mudas em pontos determinados da capital e palestras em escolas da rede municipal. De acordo com a chefe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMAM, Delciana Arraes, foram distribuídas em torno de duas mil e quinhentas mudas. “Elas são cultivadas dos viveiros da Secretaria e são plantas nativas, frutíferas e ornamentais”, esclarece Delciana.

Por: Ana Paula Diniz - Jornal O Dia
Mais sobre: