Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Descoberta no Piauí: ovo fossilizado de crocodilo é encontrado em Simões

O ovo tem aproximadamente 110 milhões de anos; exames mostram a presença de um conteúdo no interior, sugerindo um embrião de crocodilo

01/11/2020 09:09

Pesquisadores fizeram uma grande descoberta em terras piauienses. Um ovo do período Cretáceo, com aproximadamente 110 milhões de anos, foi encontrado no município de Simões, região Sul do Piauí. O ovo fossilizado pertence ao grupo dos crocodilomorpha e exames de tomografia e imagens mostram a presença de um conteúdo em seu interior, sugerindo um embrião de crocodilo. Além disso, foram feitas análises na casca, que apresentou o mesmo padrão presente nas cascas de ovos de animais desse grupo.

Paulo Victor de Oliveira, professor do curso de Ciências Biológicas, coordenador do laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Picos e um dos orientadores da pesquisa conta que em 2014 iniciou-se as coletas de materiais na região Sudeste do Piauí, especialmente no Vale do Rio Guaribas, na microrregião de Picos, e na região próxima à divisa com Pernambuco, na Chapada do Araripe, no município de Simões.

“Quando começamos a analisar o material, percebemos a possibilidade de se tratar de um ovo. Diante disso, cedemos o material para uma aluna fazer a dissertação de mestrado dela. Hoje o material está tombado na coleção científica do Museu Dom José, em Sobral (CE). Esse museu é muito importante para o Ceará e para o Brasil porque é o maior museu do Estado e o quinto maior do Brasil em arte sacra e decorativa. Lá tem uma sala de paleontologia com exposição de fósseis e uma coleção científica”, conta 

Professor Paulo Victor de Oliveira ao lado da professora Maria Somália Sales Viana e dos alunos Dayanne e João Victor durante coleta de materiais (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Apesar de o material ter sido coletado em solo piauiense, mas se encontrar tombado no Ceará, o professor explica que isso faz parte de um acordo entre as universidades que fizeram uma parceria interinstitucional. Dessa forma, parte do material ficou tombada no laboratório de paleontologia da UFPI-Picos e outra parte foi para a coleção científica no Museu Dom José.

“Para nós aqui do Piauí, essa descoberta é muito importante, inclusive para a paleontologia mundial, porque além de ser um ovo, um material muito delicado e que se preservou, temos dentro dele indícios da presença de um crocodilo. Esse é o primeiro ovo fossilizado encontrado no Piauí e um dos mais antigos do Brasil. Os fósseis se formam e são encontrados em bacias sedimentares e um pedacinho dessa bacia (Bacia do Araripe) está dentro do território piauiense, que é justamente a chapada daqui”, explica o professor Paulo Victor de Oliveira. 

A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado da aluna Dayanne Abreu, que teve orientação dos professores Dra. Maria Somália Sales Viana (UVA) e Dr. Paulo Victor de Oliveira (UFPI-Picos), além dos especialistas Dr. Gustavo Fernandes Vieira e Dra. Diva Maria Borges-Nojosa. A descoberta possibilitou também a publicação na Revista Brasileira de Paleontologia, em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Picos (UFPI-Picos); da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará; da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, também no Ceará e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, São Paulo. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: