Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa Civil alerta municípios do Norte do Piauí para enchentes

O documento esta sendo encaminhado a cidades que possuem histórico de alagamentos

08/02/2021 15:11

A Defesa Civil do Piauí emitiu um alerta para cinco municípios localizados no Norte do Piauí apontando o risco de enchentes durante o período de chuvas. Há expectativa da climatologia que as precipitações fiquem mais intensa nesse mês de fevereiro e superem as chuvas que atingiram o estado no mês passado .

O alerta foi direcionado para as cidades de Barras, Batalha, Esperantina, Parnaíba e União. Segundo a Defesa Civil, essa é uma forma de prevenir gestores de municípios que têm histórico de enchentes e é um trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros. 

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, um documento está sendo encaminhado aos municípios informando sobre a necessidade de ações preventivas como limpeza de vias públicas e desobstrução de córregos. 

“Vamos encaminhar um ofício aos municípios com medidas sobre o que fazer em caso de enchentes e, principalmente, medidas de prevenção à população em geral. Precisamos do empenho dos gestores com algumas ações, como limpeza de vias públicas, desassoreamento de córregos e verificação de áreas de riscos”, disse.

Foto: Arquivo O Dia

Outro ponto que deve ser levado em consideração pelos gestores são as medidas de segurança em caso de necessidade de transferir moradores para abrigos. “Também vamos pedir a colaboração dos gestores de cidades com histórico de enchentes, principalmente porque ainda estamos no período de pandemia, caso seja necessário abrigar famílias”, destacou Geraldo Magela. 

Os municípios são orientados as realizarem um levantamento das famílias em áreas de risco de acordo com situações de anos anteriores, principalmente as que ficam localizadas às margens de riachos ou córregos. 

Mais sobre: