Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

De janeiro até o momento, Piauí acumula 8.817 focos de incêndio

Em novembro, até agora, foram registrados 306 focos no estado, o que representa uma redução de 81% em relação a outubro

17/11/2018 17:44


Foto: Moura Alves/O Dia

De janeiro de 2018 até o momento, o Piauí já acumula 8.817 focos de incêndio, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apenas este mês de novembro, o estado já registrou 306 focos. No entanto, o Piauí teve redução de 81% nos focos em relação a outubro, quando foram detectados 1.641 focos de incêndio.

No período popularmente conhecido como B-R-O-Bró (os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro) a umidade do ar fica baixa, favorecendo o aparecimento dos focos de incêndio pelo Estado.

Somado a isso, a prática ainda comum da queimada, nas lavouras e também de lixo, contribui para que o fogo se alastre pelas matas. Considerando que o período chuvoso se inicia apenas em janeiro, a situação inspira cuidados.

Para efeito comparativo, no estado vizinho do Ceará foram registrados 1.885 focos ao longo deste ano. O Piauí, portanto, registrou quase cinco vezes o número de focos do Ceará. Nesse quesito, o Piauí supera ainda estados como a Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. O campeão nacional de queimadas é o Pará.

Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: