Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CUT ajuíza ação para impedir retorno de aulas presenciais

As aulas presenciais estão previstas para retornar no dia 22 de setembro, na última etapa do cronograma de retomada das atividades econômicas e sociais.

06/08/2020 18:15

A Central Única dos Trabalhadores do Piauí (CUT/PI) ajuizou uma ação no Ministério Público do Trabalho para impedir o retorno das atividades escolares presenciais previsto para o dia 22 de setembro. A informação foi confirmada ao Portal O Dia pelo presidente da CUT/PI, Paulo Bezerra.


Leia mais:

Teresina registra o pior índice de isolamento social desde o início da pandemia 

Após rompimento, PT fala em conflitos com senador Ciro Nogueira 


A data para o retorno das atividades escolas presenciais foi mantida em reunião realizada nesta quarta-feira (05), pelo comitê formado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Teresina e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe-PI). Segundo as entidades, o retorno das atividades deve continuar obedecendo o calendário de retomada das atividades econômicas e sociais.

Contudo, para o presidente da CUT/PI, o retorno precipitado das aulas pode agravar os índices de contaminação pelo novo coronavírus

“Por se tratar de uma sala de aula, um espaço tão pequeno para o grupo de alunos, são crianças que vão ficar expostas e levar doenças para os seus pais. O retorno às aulas sem a devida segurança pode prejudicar ainda mais. Estamos preocupados porque, por enquanto a Prefeitura ainda está segurando o retorno, mas se continuar como está agora, os índices de contaminação podem aumentar”, alertou.

Segundo o presidente do Sinepe-PI, Marcelo Siqueira, o retorno das aulas deve ser feito dentro das normas estabelecidas pelo protocolo de segurança da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado.

“A gente tem condição de se organizar, estamos preparando um protocolo para esse retorno e, com base no protocolo dos órgãos estaduais e municipais, será definido qual o percentual de alunos vai voltar”, afirmou.

O Sinepe garantiu ainda que escolas particulares irão acatar a data prevista pelo decreto estadual. Apesar disso, há uma expectativa para uma mudança de cenário, a partir de uma nova reunião a ser realizada no dia 31 de agosto.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: