Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cuidados com a pele são fundamentais para curtir as férias e prevenir doenças

Neste fim de semana, o Sistema ODIA de Comunicação estará no litoral piauiense dando dicas para os turistas que estão curtindo as férias

22/07/2015 07:22

Julho é o mês das férias e também o mês da diversão. Nessa época do ano, as praias, piscinas e áreas ao ar livre ficam lotadas de pessoas que aproveitam a folga para relaxar e pegar um bronzeado. Mas o sol pode acabar sendo um vilão, se o banhista não tomar os cuidados adequados com a proteção da pele. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o Brasil deve registrar mais de 100 mil novos casos de câncer de pele somente em 2015. Esse úmero poderia ser evitado se as pessoas utilizassem um item fundamental: o protetor solar. A exposição aos raios solares sem a devida proteção é a principal causa da doença. 

A dermatologista Sheila Castelo Branco explica que o uso do protetor solar é indispensável pra quem vai realizar atividades ao ar livre, independente da hora do dia. “Ao longo da vida, a pessoa vai se expondo ao sol e pode desenvolver uma série de doenças com o câncer de pele. O uso do protetor solar, além de evitar essas doenças, ajuda na prevenção do envelhecimento cutâneo, ou seja, o aparecimento de rugas”, explica. 

Atualmente, no mercado existem diversos tipos de protetor solar. A eficácia deles é medida pelo chamado FPS, o fator de proteção solar, que varia de 0 a 100. Sheila Castelo Branco explica que a recomendação é que quem realiza atividades ao ar livre utilize apenas protetores com o FPS acima de 30. 

“A recomendação é utilizar sempre protetores com o fator acima de 30, pois garantem uma maior proteção. A forma como esse protetor é aplicado, que pode ser em creme, spray ou gel, vai depender do tipo de pele do indivíduo”, explica. É importante também ficar atento à reaplicação do protetor solar, principalmente nas pessoas que estão na praia. “No geral, o protetor solar deve ser reaplicado a cada 4 horas. Para quem vai tomar banho de mar ou de piscina, essa proteção deve ser recolocada todas as vezes que sair da água”, alerta Sheila. 

Os pais também devem ficar alerta ao uso do protetor pelas crianças. Aquelas de até seis meses de idade não podem ser expostas à grande quantidade de raios solares e nem usar protetor solar. Para as crianças acima de seis meses, a recomendação é utilizar os protetores voltados ao público infantil. 

Foto: Glenda Uchôa/ ODIA

“Protetores solares voltados ao público infantil são hipoalérgicos, possuem menos produtos químicos, menos sensibilizantes. Colocar o protetor de adulto em criança pode gerar alergia, pois a pele ainda não tem maturidade”, alerta. Além do protetor solar, outros itens podem contribuir na proteção da pele durante o período de férias, tais como boné, chapéu e guarda sol. “A hidratação também influencia na proteção da pele”, completa a dermatologista. 

Ecotur 

Durante todo o mês de julho, o Jornal ODIA traz para seus leitores uma série de reportagens com dicas e orientações importantes para curtir as férias tranquilamente, sem transtornos e sem agredir o meio ambiente. A iniciativa faz parte do Projeto Ecotur, que tem como objetivo despertar na sociedade a consciência da importância da preservação da nossa biodiversidade. 

De 24 a 26 de julho, uma série de atividades também vai ser desenvolvida pelo Sistema ODIA no litoral do Piauí. A programação conta com ações ecológicas em pontos turísticos, blitze educativas e palestras. O Projeto Ecotur também realiza a distribuição de um guia, que traz informações sobre os pontos turísticos e espécies da fauna e flora do litoral que precisam ser preservadas.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: