Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Wellington pede celeridade na autorização de testes e uso de medicamentos

Outro ofício de igual teor foi enviado ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.

23/12/2021 08:15

Em nome do Fórum Nacional de Governadores, o coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid, o governador do Piauí, Wellington Dias, enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo celeridade na análise sobre a autorização de testes e uso dos medicamentos contra a Covid-19. Outro ofício de igual teor foi enviado ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.


Leia também: Piauí vai exigir curso superior para ingresso de praças e oficiais na PM 

O pedido se refere especificamente aos testes clínicos da medicação produzida pelas farmacêuticas Pfizer e Astrazeneca, bem como a autorização de uso emergencial destes fármacos.

Foto: Arquivo O Dia

“Após aprovados (os fármacos) serão fundamentais para ampliar as opções disponíveis de tratamento da doença, a exemplo das experiências positivas observadas em outros países” considera Dias no documento.

Nesta quarta-feira (22), a agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), autorizou o uso emergencial do antiviral oral da Pfizer contra a Covid-19 , um passo importante na luta contra a pandemia, pois dá a milhões de pessoas acesso ao tratamento.

Segundo a Pfizer, a eficácia da pílula antiviral contra a Covid-19 é de quase 90% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco. Dados laboratoriais recentes também sugerem que a droga mantém sua eficácia contra a variante Ômicron de rápida disseminação do coronavírus.

Mais sobre: