Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Secretaria mantém diagnóstico positivo para paciente que testou negativo

Caso aconteceu em Rio Grande do Piauí: paciente fez teste que deu negativo, mas secretaria disse que o resultado alterou para positivo. Órgão não aceita exame refeito em Floriano.

22/06/2020 09:11

No último sábado (20), o morador da cidade de Rio Grande do Piauí, Francisco da Costa e Silva Neto, procurou a reportagem do Portalodia.com para denunciar os impasses em torno do resultado de seu teste de covid-19 realizado na semana passada na cidade. De acordo com ele, o teste rápido deu negativo em um primeiro momento e depois de duas horas, quando ele já havia sido liberado para casa, lhe ligaram da Secretaria Municipal de Saúde para informar que o exame tinha dado uma alteração e que seu teste, na verdade, positivou.

Leia também: Covid-19: testes de farmácia não podem ser levado para casa 

Francisco questionou a situação. É que o teste rápido demora 15 minutos para dar um resultado e, decorrido este tempo, não há registros de alteração no diagnóstico dado por ele. Francisco Neto repetiu o teste em Floriano e negativou para a covid-19. Ele também fez mais dois testes em Canto do Buriti, e o resultado seguiu dando negativo. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande informou que ele seguirá nas estatísticas de casos positivos apesar dos novos resultados.


Foto ilustrativa: Reprodução

Por meio de nota, o poder público municipal de Rio Grande disse: “O nosso paciente não apresenta sinais e/ou sintomas e foi devidamente orientado a permanecer isolado por sete dias, contados do último contato com a pessoa portadora do vírus. Ocorre que procurou esta secretaria para realização do teste, já anunciado acima, cujo resultado foi positivo. Portanto, seguirá isolado e sob monitoramento da SMS de Rio Grande do Piauí. Informamos que este mesmo paciente fez um exame em Floriano, cujo resultado foi negativo. Ainda assim, e de acordo com as orientações dos órgãos competentes, que estão acima do nosso município, seguirá como positivo”.

O órgão acrescentou ainda que o aumento de casos positivos no município não faz aumentar os recursos financeiros para o combate ao coronavírus como, segundo a Secretaria, se andou especulando. 

De acordo com o boletim epidemiológico da Sesapi, Rio Grande do Piauí possui  no momento 14 casos confirmados de covid-19 e um óbito decorrente da doença.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande do Piauí na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande do Piauí, vem a público, com transparência e ética, e em respeito as normas da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e aos cidadãos rio-grandenses, informar que hoje, 16/06/2020, tivemos o nosso 10º (décimo) caso positivo para covid-19, detectado através de Teste Rápido, sendo um paciente residente e domiciliado na zona urbana desta cidade. A referida pessoa estava em isolamento social, vez que teve contato com uma pessoa com diagnóstico positivo para covid-19 e que se encontra internado no Hospital Tibério Nunes. O nosso paciente não apresenta sinais e/ou sintomas e foi devidamente orientado a permanecer isolado por 7 dias, contados do último contato com a pessoa portadora do vírus. Ocorre que hoje procurou esta secretaria para realização do teste, já anunciado acima, cujo resultado foi positivo. Portanto, seguirá isolado e sob monitoramento da SMS de Rio Grande do Piauí. Informamos que este mesmo paciente fez um exame em Floriano, cujo resultado foi negativo. Ainda assim, e de acordo com as orientações dos órgãos competentes, que estão acima do nosso município, seguirá como positivo. Esclarecemos que o aumento de casos positivos não faz aumentar os recursos financeiros para o combate ao coronavírus, muito embora muitos imaginem o contrário. Assim, seguiremos realizando o nosso melhor trabalho. Fiquem em casa.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: