Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Piauí foi o Estado do Nordeste que mais testou a população em julho

Pesquisa do IBGE traz um panorama do serviço de testagem da doença no Brasil e confirma que o Piauí é o terceiro do país com o maior número de testes feitos.

21/08/2020 11:58

O IBGE divulgou nesta semana mais um resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) voltada para a pandemia de coronavírus. Os dados são referentes ao mês de julho de 2020 e reúne informações a respeito das síndromes gripais e o monitoramento do combate aos efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho brasileiro.

Leia também: Coronavírus no Piauí: risco de contágio cai em quatro microrregiões 

Um dos dados que chama a atenção neste levantamento é sobre o serviço de testagem da população para o novo coronavírus. Em todo o Brasil, do início da crise até julho, cerca de 13,3 milhões de pessoas fizeram algum tipo de teste para diagnóstico da covid-19. Isso corresponde a 6,3% da população brasileira. O Piauí foi o terceiro estado do país com a maior quantidade de testes realizados e o primeiro do Nordeste.

De acordo com a pesquisa, o Piauí apresentou em julho um percentual de testes feitos para a covid-19 na casa dos 10.5%, ou seja, pelo menos 10,5% da população do estado chegou a ser testada de alguma forma. O Estado fica atrás apenas do Distrito Federal, que teve um percentual de testagem de 16,7% (o maior do país) e do Amapá, que testou 11% de sua população.


Foto: Divulgação/Governo do Piauí

Com relação ao Nordeste, o Piauí saiu na dianteira. Entre todos os estados da região, foi o Piauí que mais testou pessoas para diagnóstico da covid-19. As demais unidades federativas que compõem a região tiveram a seguinte porcentagem de testagem: Maranhão: 6,1%; Ceará, 6,4%; Rio Grande do Norte: 7,6%; Paraíba: 7,1%; Pernambuco: 4,1%; Alagoas: 7,7%; Sergipe:5,9% e Bahia: 6,1%. 

Pernambuco foi o estado que menos testou sua população para a covid-19 ao longo do mês passado no Nordeste. O Estado também se posiciona entre as unidades federativas que menos testaram no país como um todo junto com Minas Gerais (4,5%), Paraná (4,5%) e Rio Grande do Sul (4,5%).

Para o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o dado revelado pelo IBGE mostra o resultado da política de enfrentamento à convid-19 implantada pelo Governo e demonstra que o Estado vem atingindo bem seu objetivo de prestar um serviço de saúde de qualidade à sua população.

“Nós testamos 10,5% da população, a média nacional é 6,3% e apenas dois estados ultrapassaram o Piauí em número de testagem. Então está o Piauí dentre aqueles com melhor desempenho sempre foi nosso objetivo. O Nosso objetivo é salvar vidas, é prestar assistência e quando a gente vê que na busca desse objetivo a gente atinge os melhores resultados, a gente fica feliz porque demonstra que estamos trabalhando para o bem do povo piauiense”, disse o secretário.

O Piauí possui atualmente, conforme o boletim atualizado da Secretaria de Saúde, 70.536 acasos confirmados do novo coronavírus com 1.672 óbitos. Dos 224 municípios do Estado, apenas Arraial e Canavieira não possuem registros da doença.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: