Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: farmácias e drogarias querem ser pontos de vacinação no Piauí

No Piauí, desde 2019, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) já capacitou mais de 500 profissionais com um treinamento específico

19/01/2021 11:49

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) procuraram o Ministério da Saúde para que farmácias públicas e privadas se tornem pontos de vacinação contra a Covid-19. Em todo o Brasil, 6.860 farmacêuticos foram colocados à disposição para a realização do serviço. No Piauí, desde 2019, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) já capacitou mais de 500 profissionais, já que para realizar a aplicação é necessário treinamento específico.

Leia também: Covid-19: Médico de 75 anos é o primeiro piauiense vacinado 

Luiz Júnior, presidente do CRF-PI, explica que, no Brasil, aproximadamente 90 mil farmácias são registradas. Dessas, ao menos 4.573 unidades possuem salas de imunização. Ele acrescenta ainda que as farmácias são mais acessíveis à população devido aos horários variados e estendidos, bem como a proximidade da residência dos pacientes, o que evitaria a diminuição da circulação de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde.

Luiz Júnior, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (Foto: Ascom/CRF-PI)

"Farmácias e drogarias são, por lei, estabelecimentos de saúde, e profissional de saúde destinado a gerenciar esse estabelecimento é o farmacêutico, sendo que ele tem atribuições clínicas para aplicar vacinas e realizar uma triagem se o paciente está apto a receber a imunização, assim como aconteceu com a aplicação dos testes rápidos de Covid", informa Júnior.

O presidente do CRF revela que a Lei 5.991 permite a aplicação de medicamentos injetáveis por farmacêuticos e que desde 2014, com a Lei 13.021, regulamentada pela Anvisa em 2017, também foi autorizada a aplicação de vacinas e soros em farmácias, antes, somente permitida em clínicas e feitas por médicos.

"O estabelecimento deve obedecer protocolos e logística da Rede Frio do Ministério da Saúde, para manter a temperatura correta das vacinas, para estar apta a realizar o serviço de vacinação, e por isso, nem todos os estabelecimentos estão capacitados, mas todas podem se adequar, além de que, todos os insumos necessários como seringas, agulhas e álcool já estão disponíveis nas farmácias", avalia Luiz.

Por: Da redação
Mais sobre: