Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Teresina tem quase 95 mil pessoas infectadas; confira pesquisa

Número é 41 vezes maior que as notificações oficiais. Mais de 41 mil pessoas estão infectantes, ou seja, estão em fase de transmissão da doença. Índice de transmissibilidade ainda está acima do ideal.

09/06/2020 11:29

A Prefeitura de Teresina divulgou mais uma vez os dados da Pesquisa Sorológica realizada na capital no último final de semana. De acordo os números apresentados nesta terça-feira (09), a cidade tem 94.182 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Destas, pelo menos 41.240 estão infectantes, ou seja, estão na fase de transmissão da doença a outras pessoas.

Leia também: Pesquisa sorológica estima 17 mil pessoas infectadas com Covid-19 no Piauí 

Os números da oitava etapa da pesquisa sorológica apontam um aumento de 31% em relação à estimativa de infecção em Teresina revelada na etapa anterior, quando o número de pessoas acometidas pela covid-19 na cidade estava na cada das pouco mais de 75 mil pessoas. Com relação aos números registrados pela Prefeitura Municpal, a estimativa de infecção pelo coronavírus em Teresina é 41 vezes maior que os dados oficialmente notificados pelo poder público. Nesta terça, a capital chegou a 3.458 casos confirmados da doença e a 179 óbitos.

Os dados apontam que Teresina está saindo da chamada fase de crescimento exponencial da pandemia, que precede o pico. Para efeito de comparação, o número de pessoas infectantes cresceu 40% nas duas etapas anteriores da pesquisa (a sexta e a sétima etapas), chegando a 30.788 pessoas no último final de semana de maio. No entanto, neste primeiro fim de semana de junho, quando ocorreu a oitava etapa da pesquisa, esse índice de pessoas infectantes subiu na casa dos 30%, chegando aos 41.240. Isso aponta para um crescimento menor em relação às semanas anteriores.


Foto: Agência Brasil

Ainda segundo os dados apresentados pela PMT, o R0, índice de transmissibilidade de doença, que mede quantas pessoas uma pessoa infectada pode contaminar ainda se encontra em um patamar que ainda está bastante acima do ideal preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o necessário para se falar em flexibilizar as regras de isolamento. Os números apontam que o R0 de Teresina está em 1,09, ou seja, cada pessoa com covid-19 pode contaminar mais de uma. 

Ele vem caindo ao longo das últimas semanas. Na primeira pesquisa sorológica feita em maio, o R0 da capital piauiense estava em 2,5; nas pesquisas posteriores, ele caiu para 1,66 e chegou agora ao patamar de 1,09. Embora haja uma redução, o prefeito Firmino Filho pediu cautela. “A doença ainda está em expansão na nossa cidade, ainda que em uma velocidade aparentemente menor e com decréscimo. Estamos saindo da fase exponencial de crescimento, mas mesmo assim, devemos manter as medidas de isolamento e não achar que está tudo bem”, frisou o prefeito.

Leia também: Teresina - Prefeitura define critérios para reabertura de empresas

Onde está a covid-19 em Teresina

A pesquisa sorológica aponta ainda que a zona Norte de Teresina segue sendo a região da cidade que mais concentra casos de covi-19. Aquela parte da cidade responde por 35% dos casos, um índice que é acima inclusive de sua densidade demográfica (a região Norte concentra 29% da população teresinense). Em seguida aparece a zona Sul, como a segunda mais afetada de Teresina pelo coronavírus (32% dos casos), e por último a região Leste, que concentra 19% dos casos.

Quanto ao perfil das vítimas, segundo a PMT, a covid-19 afeta mais mulheres do que homens em Teresina. Elas respondem por 54% dos casos e eles por 46%. Já a população mais jovem, entre 25 e 44 anos, tem sido a mais atingida pela pandemia, enquanto que as pessoas de mais idade, de 45 anos em diante, tem tido um decréscimo nos casos registrados. Profissionais liberais e autônomos ainda são os principais contaminados (33%) e os aposentados e estudantes são os menos contaminados (26% dos casos).

Ocupação dos hospitais

A pesquisa sorológica traz ainda os dados a respeito da ocupação da rede hospitalar de combate à covid-19 em Teresina. Até esta terça-feira (09), a capital piauiense tem 178 leitos de UTI ocupados e 62 leitos livres. São 91 vagas de UTI sendo utilizadas na rede pública e 41 livres. Já na rede particular há 87 leitos de UTI ocupados e 21 livres.

Com relação aos leitos de enfermaria, ainda há uma folga: há 308 leitos ocupados e 242 disponíveis. Já no que respeita aos leitos de observação, há 75 deles ocupados na rede de combate ao coronavírus e 55 livres. 

O poder público municipal espera ampliar em até 130 leitos a rede de atendimento em Teresina ainda durante este mês de junho. Recentemente, a capital recebeu 70 respiradores para equipar os leitos de pacientes graves da covid-19 no Hospital de Campanha que está sendo levantado anexo ao Hospital de Urgências de Teresina, o HUT.

Leia também: Covid-19 - HUT tem 100% de leitos ocupados; veja situação no Piauí

Dos 100 respiradores adquiridos recentemente pelo Governo do Estado, a capital deverá ficar com pelo menos 60 e o restante será distribuído entre os municípios do interior. A informação foi confirmada pelo prefeito Firmino Filho durante coletiva nesta manhã.

“Estamos tentando ampliar nossa rede de atendimento, estamos buscando novos profissionais, conversando também com o pessoal da Ufpi para pegar residentes, estão abertas vagas para profissionais que trabalham em áreas correlatas. É importante dizer que esse desafio não vai acabar aqui, por mais que os índices de transmissão da doença estejam diminuindo. O pico provavelmente ainda está por vir”, finalizou Firmino Filho.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: