Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19 no Piauí: Programa Busca Ativa já atua em 208 municípios

O objetivo do projeto é identificar contatos de pessoas que tiveram coronavírus e que possam ter a doença

16/07/2020 13:40

O Programa Busca Ativa, criando pela Secretaria de Estado da Saúde, do Governo do Estado do Piauí, se tornou referência internacional no combate ao Covid-19. O programa é pioneiro em rastrear os casos de coronavírus e já foi adotado por 208 dos 224 municípios do Piauí. O objetivo é localizar os contatos positivos do coronavírus assintomático, ou seja, aquelas pessoas que tiveram contato com alguém com Covid-19 e que provavelmente estejam positivas.

Leia também: Programa Busca Ativa vai ser ampliado para fortalecer diagnóstico de Covid-19 

Segundo Dília Falcão, gerente de Atenção Básica da Saúde, da Sesapi, para identificar esses contatos o Programa Busca Ativa conta com a ajuda da rede de Estratégia Saúde da Família, tanto com o Busca Ativa como com o Monitora Covid. Os casos de pacientes diagnosticados com Covid-19 são acompanhados e as pessoas mais próximas realizam exames e testes para garantir que elas também não estão com a doença, ainda que não apresentem sintomas. 

(Foto: Agência Brasil)

“Como toda doença, quando diagnosticada precocemente, tem maior êxito de cura. Se conseguimos identificar precocemente os casos de Covid-19 positivos, temos uma melhor forma de conseguir acompanhar esses casos para não deixar as pessoas chegarem em um estado grave na rede de média e alta complexidade”, explica Dília Falcão.

Leia também: Coronavírus: Piauí ultrapassa marca de 36 mil casos confirmados 

A gerente de Atenção Básica da Saúde da Sesapi reforma que as pesquisas sorológicas que estão sendo realizadas têm um importante papel, pois é através delas que é possível identificar como o vírus se comporta no Piauí, fazendo com os municípios consigam adotar medidas de controle, avaliar e monitorar a doença

“A quantidade de casos de Covid-19 no Estado aumentou, mas temos acompanhado todos. Os municípios destinam suas equipes e veem a melhor forma de agir, de acordo com suas estratégias e realidade. A região Norte do Piauí, por exemplo, tem registrado muitos casos, o que é bastante preocupante, e estamos acompanhando isso”, completa Dília Falcão.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: