Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Wellington Dias publica lei que autoriza compra da vacina Sputnik

Caso a Anvisa aprove a importação do imunizante, serão 2,1 milhões de doses para o Piauí.

12/05/2021 08:15

Mesmo com o impasse sobre a aprovação da importação da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya,  pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo do Piauí publicou, na última segunda-feira (10), a Lei 7.499 que trata da autorização para que o Estado do Piauí possa celebrar o contrato para a compra da vacina russa


Leia também: "Não vamos desistir", diz Wellington Dias após Anvisa negar importação de vacina

Na oportunidade, o governador Wellington Dias agradeceu a aprovação da Lei pela Assembleia Legislativa do Piauí. “Este é um instrumento a mais de segurança jurídica, nesse contrato de compra junto aos estados do Nordeste e agora ampliado com Amazônia Legal, para que tenhamos no processo com base na Lei 14124 a liberação de vacinas para o Brasil", enfatizou.

Foto: Divulgação/Casa Rosada

No entanto, para que as vacinas cheguem ao Brasil, é necessário que a Anvisa reavalie a sua última decisão e aprove a importação dos imunizantes. No último dia 26 de abril, a Anvisa negou os pedidos de importação feito pelos estados do Piauí, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia. Para a agência, há insuficiência de dados e risco à saúde por falha na fabricação do imunobiológico.

“Agora que foram apresentados todas as informações e documentos solicitados, com o parecer de cientistas do Nordeste de grande respeitabilidade pela segurança, eficácia e qualidade da Sputnik. Esperamos por parte da Anvisa a reanálise e a aprovação” , disse.

De acordo com Dias, são 37 milhões de vacinas para o Nordeste, sendo um total 66 milhões de compras para o Brasil. “Para o Piauí são 2,1 milhões de doses. O que já nos colocaria num patamar de grande imunização da população e com isso salvar vidas”, enfatizou.

Até o momento, o Piauí recebeu 1.026.980 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde. Os imunizantes fazem parte dos lotes recebidos da Coronavac, AstraZeneca/Oxford e Pfiezer. A aprovação da importação da vacina Sputnik representaria o dobro das doses já recebidas até então, e o suficiente para imunizar 32% da população piauiense, que atualmente é de 3,28 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. Ao todo, mais de um milhão de pessoas poderiam ser vacinadas com as duas doses do imunizante russo.

Segundo dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até esta quarta-feira (12), cerca de 15% da população piauiense foi vacinada com a primeira dose e 7% com a segunda dose.


Mais sobre: