Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19 e Guillain-Barré: Criança de Teresina é o 1° caso relacionado às doenças

A associação da doença foi detectada por pesquisadores do Lacen Piauí juntamente com a FMS.

21/10/2020 13:17

Na manhã  desta quarta-feira, 21, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), divulgou o resultado de uma pesquisa inédita do caso de um paciente com Covid-19 e à síndrome de Guillain-Barré. O paciente é uma criança de Teresina, que não teve o nome revelado


Covid-19 e Guillain-Barré: pesquisadores descobrem associação entre as doenças. Foto: Agência Brasil

De acordo com o coordenador do laboratório de biologia molecular do Lacen, Adelino Soares, as doenças foram detectadas em um paciente no Piauí.

"A metodologia foi o RT-PCR que pesquisa o material genético, o RNA do vírus Sars-Cov-2. No material que foi coletado do sistema nervoso do paciente, essa amostra serve para pesquisa de vários micro-organismos, dentro dessa vigilância das síndromes neuro invasivas, então dentre os micro-organismos pesquisados foi incluído o COVID-19 e no paciente  o Sars-cov-2, foi detectando", explica Adelino Sores.


Coordenador do laboratório de biologia molecular do Lacen, Adelino Soares. Foto: Assis Fernandes

Além disso, neurologista, Marcelo Adriano, lembra que ainda há muito o que ser pesquisado, pois o coronavírus pode permanecer no corpo por um determinado tempo. 

"O coronavirus é uma doença nova e ainda temos muito a descobrir sobre ele, pode ser que ele permaneça detectável em determinados líquidos do organismo por muito tempo, sem necessariamente ter lesão. Este é o caso dos pacientes que tem covid, faz o exame do exame de swab de orofaringe, (que consiste em um cotonete de haste longa colocado na garganta do indivíduo, um dos métodos laboratoriais para diagnosticar a covid-19), o resultado é positivo e ao repetir o exame um mês depois se tem detecção novamente, isso não significa que o vírus esteja sendo transmitido, e sim são fragmentos do vírus que foram detectados por um exame de alta sensibilidade", descreve Marcelo Adriano.

Desta forma, não se pode falar que o covid-19 é a causa da Síndrome de Guillain-Barré, no momento, existe uma associação das duas doenças em um paciente. Os pesquisadores ainda precisam descobrir como o vírus se comporta no sistema nervoso. O material coletado no Piauí será enviado para o Laboratório Evandro Chagas no Pará, para outras análises.

Síndrome Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré, também chamada de doença de Guillain-barré ou de SGB, é uma condição médica relativamente grave e bastante peculiar. Nela, o sistema imunológico passa a atacar os nervos que fazem parte do sistema nervoso periférico, causando severos sintomas no paciente, como falta de reflexos e forte fraqueza muscular.


 Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Foto: Assis Fernandes

Por ser causada por um problema no sistema imunológico do próprio indivíduo, a síndrome de Guillain-Barré faz parte das doenças consideradas autoimunes, como explica diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

"A síndrome existe a muito tempo, desde que a ciência começou, é uma paralisia dos nervos periféricos que começa dos pés e vai para cabeça e hoje tem tratamento, e é possível uma regressão da doença de uma maneira rápida", afirma.

Por: Sandy Swamy com informações de Eliéses Rodrigues
Mais sobre: