Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: casos aumentaram 51% em uma semana no Piauí

O número de pacientes confirmados com a doença subiu de 1.612 para 2.440 em seis dias. Mais da metade dos municípios piauienses já têm registros da doença.

19/05/2020 07:33

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou na noite de ontem (18) mais um boletim com dados atualizados da evolução da covid-19 no Piauí. Nas últimas 24 horas, o Estado confirmou mais 153 casos da doença, fazendo com que o número de diagnósticos chegue a 2.440


Leia também:

Governador anuncia medidas para ampliar testes de Covid-19 no Piauí 

Hospitais de campanha abrirão 279 leitos para tratamento de Covid-19 no Piauí 


Para efeito de comparação, há uma semana, o Estado tinha 1.612 casos confirmados. O aumento no intervalo de seis dias foi de 51%. Dos últimos casos registrados, 83 são mulheres e 70 são homens com idades entre dois meses e 88 anos.


À esquerda, o boletim do dia 12 de maio, terça-feira passada. À direita, o boletim de ontem à noite (18) - Foto: Sesapi

Também no dia de ontem, foram contabilizados mais cinco óbitos decorrentes da covid-19. As vítimas são quatro homens e uma mulher naturais de Teresina, Água Branca, Matias Olímpio, Pavussu e Uruçuí. 

De acordo com a Sesapi, todos os pacientes que faleceram tinham algum tipo de doença associada. O homem de Matias Olímpio, por exemplo, era um idoso de 73 anos e cardiopata. O paciente de Uruçuí tinha 53 anos e era diabético. O paciente de Teresina tinha 67 anos e possuía doença cardíaca. O de Pavussu tinha 75 anos e sofria com septicemia. Já a mulher, natural de Água Branca, tinha 65 anos e era diabética.

Até o presente momento, o Piauí possui 85 mortes relacionadas à covid-19. Das vítimas, 53 eram homens e 32 eram mulheres com idades entre 13 e 97 anos. A vítima mais nova era de Pedro II, e a mais velha, de Teresina. Ambas são do sexo feminino.

As cidades de Avelino Lopes, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Olho D’Água do Piauí, Pavussu e Passagem Franca registraram seus primeiros casos da doença. Com elas, o número de municípios piauienses com casos confirmados de covid-19 subiu para 113, o que representa mais da metade das cidades do estado.


Foto: Agência Brasil

Ocupação da rede

Ainda segundo o boletim da Sesapi, o Piauí possui 369 pacientes internados, sendo que 239 estão em leitos clínicos, 127 estão em leitos de UTI e três encontram-se em leitos de estabilização. A ocupação das vagas de UTI destinadas ao tratamento do coronavírus já passa dos 51% em todo o Estado.

Casos descartados

Para além das confirmações, o boletim da Sesapi também traz os números de casos suspeitos de covid-19 que foram descartados: 4.224 testes laboratoriais deram negativo para doença, ouros 14.686 testes rápidos também resultaram negativo e 297 pacientes receberam alta médica após se curarem do novo coronavírus.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Sesapi
Mais sobre: