Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coronavírus: 264 profissionais de enfermagem são infectados no Piauí

Atualmente, cinco profissionais estão internados em leitos com sintomas graves

26/06/2020 16:08

Um total de 264 profissionais de enfermagem já foram infectados pelo novo coronavírus durante o exercício das atividades no estado do Piauí. O número está contido no Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que teve sua última atualização da tarde desta sexta-feira (26/06).

Segundo os dados, 428 casos foram reportados ao Cofen. Desses, 264 profissionais testaram positivo para a Covid-19 e 97 seguem como suspeitos. Por outro lado, 62 tiveram resultado negativo para a doença. Atualmente, cinco profissionais estão internados em leitos com sintomas graves.


Leia também

Coronavírus: Piauí registra 28 mortes e 943 novos casos em 24h 


O Piauí registra um óbito de profissional de enfermagem em razão do coronavírus. Trata-se da enfermeira Olívia Maria da Cruz Costa, 32 anos, que atuava no sistema de saúde do município de São Raimundo Nonato, na região Sul. Após apresentar complicações, ela ficou internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Marcos, em Teresina, e faleceu no dia 02 de junho.

Profissionais de enfermagem atuam na linha de frente contra o coronavírus (Foto: Divulgação / Sesapi)

Em todo o país, 190 profissionais de enfermagem faleceram desde o início da pandemia, segundo o Observatório. O Cofen contabiliza ainda 8.392 enfermeiros e técnicos em enfermagem infectados, do quais 368 estão internados com sintomas graves.

Greve dos enfermeiros

Os profissionais de enfermagem do Piauí deflagram greve  na última quinta-feira (26/06) em reivindicação a melhores condições de trabalhos nas unidades de saúde do estado. Dentre os motivos alegados pela categoria, estão o fornecimento de EPI’s de qualidade para os profissionais que atuam nas áreas não Covid, pagamento da insalubridade de 40% e o afastamento de servidores com idade acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas sem redução de salários.

Porém, o movimento grevista foi considerado ilegal  pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Piauí. Para ele, a paralisação colocaria em risco a saúde pública do Piauí nesse momento de pandemia. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: