Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confraternizações: bares e restaurantes registram poucas reservas

Segundo a Abrasel, os clientes estão com medo de um novo fechamento do comércio por causa da Covid-19.

27/11/2020 11:17

O fim do ano chegou e mesmo que 2020 tenha sido um ano atípico devido a pandemia, causada pelo novo coronavírus , o final do ano sempre é uma época para se fazer retrospectivas, rever os erros e agradecer pelas conquistas e acertos. 

Assim, as confraternizações de amigos, familiares e colegas de trabalho que aconteciam tradicionalmente em restaurantes e bares terão que se adaptar ao "novo normal". Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel- PI), a procura por reservas de confraternizações ainda está tímida. Associação acredita que as pessoas estão com medo de um novo fechamento do comércio. 

"Todos os restaurantes estão recebendo reservas e aguardando o aumento na procura. É muito importante a reserva para que os estabelecimentos possam se preparar, pois a capacidade de recebimento de público foi reduzida por conta dos protocolos", explica Abrasel.


Confraternizações: bares e restaurantes registram poucas reservas. Foto: PMT

Neste ano, um grupo de amigos decidiu se confraternizar em um restaurante, mas, por conta da pandemia, os filhos não poderão participar da reunião. “Nós somos oito pessoas, quatro casais que sempre saem juntos. Vamos aproveitar que vou comemorar 13 anos de casada e reunir somente esses amigos para confraternizar também em um restaurante. Vai ser uma reunião restrita, nem as crianças irão”, disse Lalyana Lima, que está organizando a comemoração.

Assim, o donos de bares e restaurantes estão aguardando a movimentação de fim de ano, pois está é a esperança de muitos empresários para tomar um fôlego no faturamento.

Protocolos de segurança 

Para quem vai aproveitar as festas de final de ano em bares e restaurantes deve ficar atento aos protocolos que precisam ser seguidos, para diminuir a disseminação do novo coronavírus

Segundo as recomendações publicadas no decreto do Governo do Estado , bares, restaurantes, churrascarias, cafés, praças de alimentação dos shoppings e afins devem disponibilizar em sua entrada uma pia com água, sabão e papel toalha ou álcool 70%, para higienização das mãos, além de tapete higienizante e termômetro para aferição de temperatura

Em relação as mesas, devem ser posicionadas mantendo uma distância mínima de dois metros entre elas; em casos em que isso não é possível, devem ser instaladas barreiras de acrílico entre elas. Os locais devem ainda manter dispensadores de álcool 70% e retirar pratos e talheres das mesas, entregando-os aos clientes somente na hora da refeição. Também está proibida a disponibilização de itens para degustação.

Já os clientes devem higienizar as mãos antes de entrar, se direcionar à sua mesa e só então retirar sua máscara, que deve ser guardada e nunca deixada sobre a mesa. Caso tenha que se deslocar dentro do estabelecimento, ele deve recolocar a máscara.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: