Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confraternização entre famílias devem seguir medidas para evitar disseminação

Mesmo com a presença de familiares, deve-se usar máscara e manter o distanciamento

02/12/2021 09:08

No final de ano é comum as famílias se reunirem para compartilhar momentos de confraternização em alusão às festividades do período. Porém, a ocasião sugere uma maior preocupação dos órgãos de saúde com a disseminação da Covid-19 no Piauí. Diante disso, a recomendação é que as famílias continuem cumprindo as medidas higiênico sanitárias durante os encontros. 


Leia também: Blocos de Teresina anunciam que não irão às ruas no Carnaval 2022


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), reforça as orientações para organização e participação nas festividades de natal e ano novo, contempladas na Recomendação Técnica Nº 024, bem como, ressalta outras medidas que são indispensáveis para a realização de uma ceia mais segura.

A primeira recomendação é a obrigatoriedade do uso de máscaras durante toda a permanência nas confraternizações. “É uma medida que ao longo de todo esse período de pandemia tem sido intensificada pelos gestores e órgãos de saúde, pois é uma maneira eficaz e segura para evitarmos a propagação da doença”, afirmou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

(Foto: Divulgação)

A preferência para a realização em locais abertos e o fornecimento de insumos, como por exemplo, pia com água e sabão, papel toalha, lixeiras com tampas e/ou álcool a 70% para a constante higienização das mãos, também são de suma importância nesses momentos. 

Outra recomendação pertinente a realização das ceias, refere-se à utilização de utensílios para a manipulação de alimentos como – copos, talheres, pratos, que devem ser individuais, e se possível, fazer uso de luvas de vinil ou plásticas descartáveis ao se servir.

As normas vigentes preconizam que o distanciamento seguro entre as pessoas é de 1,5m, com isso, objetos como mesas e cadeiras devem estar posicionadas de modo que esse distanciamento seja garantido. “Esse distanciamento também é indicado, por exemplo, ao se formar uma fila com as pessoas que vão se servir. São coisas simples, mas que tem uma eficácia para minimizar a transmissão da doença”, explicou a diretora.

Sintomas gripais

Pessoas com sintomas gripais ou característicos da Covid-19 são orientadas a não participar das festividades. Além disso, é necessário que todos os participantes dos encontros estejam com o calendário de vacinação atualizado com pelo menos duas doses da vacina ou a testagem negativa para a Covid-19.

A imunização completa é fundamental, uma vez que comprovada por meios de estudos científicos, existe uma redução da eficácia das vacinas após 5 meses de aplicação da segunda dose e as alterações imunológicas observadas no envelhecimento entre os idosos, requer cuidados adicionais, necessitando de uma dose de reforço. Existe também uma preocupação com crianças menores de 12 anos, que ainda não estão contempladas no calendário de vacinação contra a Covid-19.

Preparo de alimentos

Durante o preparo dos alimentos é necessário que se mantenha a higiene do local, utensílios e as mãos também devem estar sempre limpas. Se a família optar por encomendar sua ceia, é de extrema importância verificar as condições do local, bem como seu licenciamento sanitário. 


Leia também: Exames identificam dois casos da variante ômicron no Brasil, diz Anvisa


Todas essas medidas citadas, visam proteger a saúde da população, pois com o aparecimento da nova variante Ômicron, os cuidados preventivos são essenciais para minimizar o avanço do vírus.

Para outras informações complementares ou dúvidas sobre o assunto, a Vigilância Sanitária do Estado estará disponível por meio do contato telefônico (86) 3216 3662 ou pelo e-mail [email protected].

Mais sobre: