Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Comandante do 2º BEC recebe título de cidadão piauiense na Alepi

O coronel Alerrandro Leal Farias é pernambucano, mas está no comando do batalhão desde janeiro do ano passado. "œJá conheço mais o Piauí que meu próprio estado".

25/04/2019 11:22

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu na manhã desta quinta-feira (25) o título de Cidadão Piauiense ao coronel Alerrandro Leal Farias, comandante da Guarnição Federal de Teresina e do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, o 2º BEC. A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho.

Natural de Pernambuco, o coronel Alerrandro Faria assumiu o comando do 2º BEC em janeiro do ano passado e, desde então, tem coordenado uma série de ações voltadas para a infraestrutura do Piauí e para a melhoria das atividades desempenhadas pelo batalhão, com foco na formação de seus integrantes. Em conversa com reportagem de O Dia, ele menciona o carinho e gratidão que tem pelo estado.

“Embora eu seja pernambucano, eu posso dizer que conheço mais o Piauí, tanto a trabalho quanto a lazer, do que meu próprio estado. São quinze meses no comando do 2º BEC e já percorri mais de 40 mil quilômetros de estradas piauienses. Saí de casa muito cedo, aos 16 anos, para abraçar a carreira das armas e nunca mais voltei a servir o meu estado, então estar aqui no dia de hoje é motivo de orgulho e eu fico muito grato ao deputado Themístocles que fez essa indicação”, afirmou o coronel Alerrandro.


Coronel Alerrandro Leal Farias - Foto:Assis Fernandes/O Dia

O comandante do 2º BEC citou ainda a cordialidade do povo piauiense e cortesia daqueles que colaboram com o batalhão. O 2º BEC, de acordo com o coronel, conta atualmente com mil homens e mulheres trabalhando em prol do objetivo principal de manter as tradições da unidade militar, que fará 61 anos no dia 13 de maio. “É uma história muito rica e eu me sinto orgulhoso de fazer parte dela e, a partir de hoje, da história do Piauí”, comenta.

Dentre as ações desenvolvidas sob o comando do coronel Alerrando Faria estão a obra da BR-222 entre Piripiri e Batalha, e entre Esperantina e São João do Arraial, e a formação dos cerca de 300 jovens que ingressam anualmente no 2º BEC que têm a missão de dar uma contribuição tangível para a sociedade teresinense.

“O Batalhão, pela natureza de seu trabalho, forma topógrafos, laboratoristas, operadores de máquinas pesadas, motoristas de veículos pesados e são expertises difíceis de se encontrar no mercado de trabalho. Damos a estes jovens a oportunidade de participar de uma escola e desenvolver seu civismo, valores patrióticos e sua formação moral, além de adquirir novos ofícios”, finaliza o coronel Alerrando Faria.

A solenidade de concessão do título de Cidadão Piauiense aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Breno Cavalcante
Mais sobre: