Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com vendas em baixa, Piauí Center Modas será revitalizado em 2016

Empresários relatam problemas de infraestrutura, mas estão otimistas quanto ao resultado da reforma prevista para iniciar em março.

12/11/2015 07:23

Está prevista, para março de 2016, a revitalização do Piauí Center Modas, espaço destinado ao comércio atacadista do setor de vestuário no Estado. Localizado no Pavilhão de Feiras e Eventos, na zona Sul da capital, a situação atual do local vem preocupando os lojistas devido ao pequeno fluxo de clientes.

Segundo a empresária Eloísa Campos, que tem sua marca no Piauí Center Modas há sete anos, o local onde o estabelecimento está instalado é distante e dificulta o acesso dos clientes. “Eu tenho medo de ficar na parada de ônibus aqui perto. Além disso, a movimentação é intensa na BR e muitas sacoleiras que não têm transporte próprio deixam de vir aqui”, aponta.

Eloísa ainda reclama que a falta de água no local é constante. “O local é abastecido por um poço tubular que, ultimamente, não tem sido suficiente para a demanda. Imagina um lugar desses, com duas mil pessoas e sem água. Espero que pensem nisso na obra do ano que vem”, protesta.

Uma das principais mudanças no Pavilhão de Feira e Eventos deve ser a cobertura. Segundo João Batista Oliveira, que trabalha na administração do Piauí Center Modas, no período chuvoso, os corredores ficam inundados porque a construção é muito antiga. “Quando não chove, faz muito calor porque a estrutura do teto é de zinco. E, quando chove, não adianta muita coisa, molha tudo”, expõe.

Otimismo

Igor Dantas é proprietário de uma marca de roupas de Fortaleza, no Ceará. E apostou em Teresina para expandir o seu negócio. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que Teresina tem um potencial forte de atacado, que é o nosso foco. Estamos ansiosos com a revitalização do Piauí Center Modas, acreditamos que deve melhorar tanto para os vendedores como para os clientes”, acredita o empresário.

Já a gerente Raquel Bastos também está confiante que a reforma trará benefícios. “Espero que a revitalização traga o conforto que os clientes merecem. Estou muito confiante em expandir nossa marca aqui em Teresina”, ponderou.

Governo ouve reivindicações dos empresários para definir projeto

Na tentativa de atrair um número maior de pessoas para o Piauí Center Modas, o Governo do Estado apresentou um projeto de revitalização que contará também com a instalação de um Espaço da Cidadania, similar ao que existe na Avenida João XXIII. A expectativa de fluxo diário de público é de duas mil pessoas e com vigilância 24 horas.

O projeto foi apresentado pela Secretaria de Administração e Previdência (Seadprev); Superintendência de Acompanhamento de Projeto (Sapro); Secretaria de Governo e Sindicato de Indústria do Vestuário do Piauí (Sindivest). A intervenção deve ser feita através de uma Parceria Público Privada (PPP) que, além de fazer a manutenção do telhado, deve modificar as instalações elétricas e hidráulicas; revitalizar as lanchonetes e organizar o fluxo de visitantes.

Segundo o secretário estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, o projeto está sendo feito em unidade com os lojistas. “Já nos reunimos uma vez com os gerentes e empresários das lojas para apresentar a obra de revitalização. Estamos cientes de todas as reivindicações”, ressalta.

Franzé ainda afirma que a urbanização externa também fará parte das mudanças anunciadas. “Além da revitalização interna, pretendemos acionar a Prefeitura, o DNIT e outros setores para melhorar o acesso em torno do Piauí Center Modas. As pistas precisam de segurança para quem chega, como sinalização com faixas de pedestre, acesso à parada de ônibus, entre outros”, disse.

A licitação do projeto de revitalização deve acontecer em março de 2016 e ainda não tem previsão orçamentária. A Agespisa sugeriu que o Governo do Estado entre em contato para discutir soluções para o problema da intermitência de água.

Foto: Assis Fernandes/ODIA
Por: Pedro Vítor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: