Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com medo de assaltos, moradores colocam grades em casas e comércios

População que mora no bairro Morros, zona Leste de Teresina, está amedrontada com os crescentes assaltos na região

04/07/2016 07:26

Assustados com o aumento de assaltos na região, os moradores do bairro Morros, localizado na zona Leste de Teresina, agora vivem atrás das grades. Com medo de serem vítimas da criminalidade, a população colocou grades em portas e janelas de residências e comércios.


Foto: Andrê Nascimento/ODIA


Uma comerciante, que preferiu não se identificar, já teve seu estabelecimento invadido por criminosos. À mão armada, eles entraram no local e levaram o pouco dinheiro que a dona de casa tinha. E para evitar que novos crimes acontecessem, ela optou por gradear as portas do estabelecimento.

“A gente colocou por conta do medo de ser assaltado de novo. Então, eu atendo as pessoas pela grade mesmo e, como todo mundo se conhece aqui no bairro, quando é alguém que quer entrar eu deixo, mas se não for, eu só atendo a pessoa ficando do lado de fora”, disse a comerciante.

Ela ainda cita que as viaturas da Polícia Militar circulam pelas vias do bairro; contudo, isso não impede que os assaltos aconteçam. A comerciante explica também que, quando há alguma ocorrência, a polí- cia demora a chegar no local, mas por conta das ruas que não são nomeadas e confusas.

“As ruas aqui são estranhas, cheias de curva e sem sinalização, e, como não tem nome, fica complicado até de dizer onde aconteceu alguma coisa. O que a gente faz é dar um ponto de referência, como um comércio, por exemplo, isso quando tem, aí quando não tem, o jeito é ir perguntando; então, para se perder por aqui é muito fácil”, argumenta.

Outra moradora que também preferiu não se identificar conta que os assaltos geralmente são realizados por pessoas em motocicletas. Ela relata que os assaltantes costumam agir em dupla e muitas vezes à mão armada. “A gente tem medo de andar nas ruas, ainda mais no horário de meio dia, quando não tem quase ninguém e fica deserto. O jeito que a gente encontra para se proteger é dentro de casa, colocando grandes em tudo e evitando sair de casa levando nossos pertences”, finaliza.

Policiamento

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), coronel Costa Lima, informa que o índice de assaltos na área é considerado baixo, em relação a bairros próximos. Contudo, ele enfatiza que se assaltos estão acontecendo com frequência, as ocorrências não estão sendo repassadas para o Copom (Centro de Operações Policiais Militares), o que impossibilita a Polícia de agir.

“Não temos registrado muitos assaltos na região, mas é preciso que as pessoas liguem para o Copom e façam o registro da ocorrência, pois assim poderemos ter conhecimento e colocar mais viaturas e motos da Polícia para atuar no bairro, reforçando assim a ação da Polícia na repreensão desses crimes”, disse.

O coronel acrescenta ainda que, no bairro Morros, há uma saída para o Vale do Gavião, utilizada como rota de fuga de assaltantes e que a segurança no local será reforçada com mais viaturas para coibir que essa via seja usada como espace de criminosos.


Por: Isabela Lopes - jornal O DIA
Mais sobre: