Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com lockdown parcial, isolamento social volta a crescer no Piauí

Em quarto colocado no ranking, o Piauí teve cumprimento de 49,4% da população.

16/05/2020 14:09

O respeito ao isolamento social cresceu com a antecipação do feriado do Dia do Piauí para essa sexta-feira (15). Cerca de 50% da população do estado cumpriu a medida, segundo levantamento da startup In Loco, que pesquisa os níveis do isolamento em todos os estados brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.

O Amapá foi o estado com o maior número de pessoas em casa. Ao todo, 52,18% da população respeitou o isolamento. Logo depois aparecem dois estados com lockdown estabelecidos pelos governos: Maranhão, com 50,49%; e o Ceará com 50,15%. Em quarto colocado no ranking, o Piauí teve cumprimento de 49,4% da população.

No dia anterior, na quinta-feira (14), o Piauí havia ficado em 11º lugar na pesquisa ao registrar 43,64% de isolamento social. Esse, porém, não foi a melhor marca registrada pelo estado desde o início da pandemia. De acordo com a In Loco, a maior taxa de respeito ao isolamento dos piauienses aconteceu no dia 22 de março, onde 58,9% da população permaneceu em casa.

O governador Wellington Dias (PT) comemorou o resultado da antecipação do feriado estadual. “O índice de isolamento social do Piauí ontem foi de praticamente 50%. Ficamos em 4º lugar no Brasil, atrás de estados como Maranhão e Ceará, que estão em lockdown. Não foi o maior que já alcançamos, mas é um aumento em relação ao que tivemos durante a semana. Quero agradecer a todos que estão seguindo as recomendações”, escreveu nas redes sociais.

Wellington destacou o município de Jatobá do Piauí, no Norte do Piauí, que chegou a 70% de respeito a medida. “Um abraço especial para Jatobá do Piauí, o município que alcançou a maior taxa no nosso Estado, quase 70%. Juntos, cada um na sua casa, vamos vencer o coronavírus”, pontuou.

Lockdown parcial

O governo do Estado antecipou o feriado do Dia do Piauí, comemorado em 8 de outubro, para essa sexta-feira (15) e anunciou um lockdown parcial no final de semana. Está proibido o transporte intermunicipal de passageiros e aglomeração de pessoas ou consumo de bebida alcoólica. Neste domingo (17), apenas farmácias, drogarias, delirery de alimentação e postos de combustíveis localizados às margens e rodovias estão autorizados a funcionar.  

Por: Otávio Neto
Mais sobre: