Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com baixa demanda, HGV reduz 20 leitos de UTI destinados a Covid-19

Segundo a direção do hospital, a redução se deu devido à baixa demanda de pacientes internados com a doença.

10/09/2020 15:20

O Hospital Getúlio Vargas, referência no atendimento à Covid-19 no Piauí, reduziu 20 dos 50 leitos destinados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a direção do hospital, a redução se deu devido à baixa demanda de pacientes internados com a doença.

Foto: Arquivo O Dia

“Nós fomos abrindo de 10 em 10 leitos de UTI, até chegarmos em 50 leitos de UTI e 35 leitos clínicos. Com a redução do número de pacientes precisando de UTI, reduzimos para 40 e agora para 30. Esse espaço que antes era usado para pacientes com Covid agora está sendo destinado a outras patologias”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Os leitos que anteriormente eram destinados à pacientes com o novo coronavírus, agora recebem pacientes que precisam da terapia intensiva para o tratamento de outras doenças, como traumas, AVC e infartos. Ao todo, o HGV recebe pacientes de 106 hospitais da região.

Para o diretor do HGV, a redução no número de pacientes com Covid-19 está relacionada à quantidade de pessoas que já forma infectadas pela doença e se curaram. Além disso, os cuidados a serem tomados ao aparecerem os primeiros sintomas também contribuem para que a doença não evolua para o quadro mais grave.

“Muita gente já pegou essa doença e, portanto, não pega de novo, então a quantidade de infectados está diminuindo. As pessoas aprenderam a se cuidar, e tomam todas as medidas, como repouso e o uso de medicamentos, o que tende a complicar menos o quadro e reduz a demanda por UTI”, destaca.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: