Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com atraso em repasses, Iaspi e Plamta suspendem atendimento próxima semana

A última reunião entre membros do MP, Sindicato dos Hospitais e Sefaz terminou sem acordo. Novo encontro acontecerá na segunda e dirá se atendimentos vão parar ou não.

13/07/2018 11:25

Os pacientes do Iaspi (antigo Iapep) e pelo Plamta poderão ficar sem atendimento a partir da segunda-feira (16), devido à paralisação dos médicos dos hospitais, clínicas e casa de saúde que atendem pelos planos. Isto porque, segundo o sindicato da categoria, o cronograma de pagamentos da rede credenciada não está sendo seguido pelo Governo do Estado. Na última terça-feira (10), representantes do Sindihosp, do Ministério Público e da Secretaria de Fazenda se reuniram para tratar do assunto, mas o encontro terminou sem que nenhum acordo fosse fechado.

O sindicato tem como proposta que os pagamentos do Iaspi sejam atualizados de acordo com o contrato, ou seja, que cada competência seja paga 60 dias após o recebimento da fatura o que, segundo a entidade, não vem sendo feito. A categoria rejeitou a proposta da Sefaz, de que o pagamento seja feito em duas parcelas de débito em julho, referente ao mês de abril, e em agosto, referente a maio e junho.

O secretário de Fazenda em exercício, Antônio Luís Santos, diz que esta proposta é a melhor que o Governo pode oferecer no momento e que o fato de o Estado estar com suas finanças em dia não anula o déficit que R$ 900 milhões que possui em suas contas. “Não conseguimos fazer melhor que isso. Simplesmente não é viável para nós”, declarou Antônio Luís.

“Para o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo, a proposta que o Governo apresentou não contempla as necessidades que os hospitais e clínicas possuem. “Entendemos que o Estado está tendo boa vontade, mas queremos que se tenha um esforço para realizar o pagamento de abril e maio ainda em julho. Permanece a possibilidade de paralisação no dia 16”, finaliza o presidente do Sindhospi.

O Ministério Público, representantes do Sindhospi e do Governo vão se reunir novamente na próxima segunda-feira (16) para uma outra tentativa de acordo e com o objetivo de evitar a paralisação dos atendimentos pelo Iaspi e Plamta.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: