Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com 1.005 casos em 2020, FMS alerta para combate à dengue no período chuvoso

População deve verificar acúmulo de água da chuva nas calhas e marquises, evitar descarte irregular de lixo e denunciar pontos criadouros do mosquito.

16/02/2021 12:36

Teresina tem registrado médias significativas de chuva nos últimos dias e o tempo úmido, mesmo deixando as temperatura mais agradáveis, acaba por criar o ambiente propício para a proliferação de larvas do mosquito da dengue. Este é um período que reque atenção redobrada da população em relação ao Aedes aegypti. 

Só durante o ano de 2020, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou em Teresina 1.005 casos de dengue, 112 casos de febre ckykungunya e dois casos de Zika vírus. Todas estas são doenças transmitidas pelo Aedes, o que chama atenção para os cuidados que se deve ter para com a proliferação do mosquito em época de chuva.


Leia também: Piauí registra redução de 72,7% dos casos de dengue em 2020


Os teresinenses devem ficar atentos ao acúmulo de água da chuva nas calhas e marquises, em vasos de plantas, pneus, garrafas e demais recipientes que guardem água parada, seja ela lima ou suja. "As pessoas tendem a só observar esses locais quando notam a presença do mosquito ou alguém adoece, então é importante que o morador em ambiente residencial ou os trabalhadores em ambientes de trabalho estejam atentos com o objetivo de manter esses locais livres de criadouros”, orienta Paulo Marques, gerente de Zoonoses de Teresina.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Outro aspecto que chama a atenção é o descarte irregular de lixo em áreas residenciais. O representante da FMS lembra que os resíduos devem ser descartados em parceria com o poder público, e não em terrenos baldios e praças, porque servem de criadouros para o mosquito da dengue,

"A responsabilidade de mantermos esses ambientes, sejam eles públicos ou privados, livres de criadouros é de todos nós enquanto cidadão", pontuou Paulo Marques. 

E não se trata apenas de fazer o correto descarte do lixo e evitar o acúmulo de água parada em casa. A população deve denunciar pontos suspeitos de formação de cridouros do Aedes aegypti e solicitar uma vistoria dos agentes de enfemia da FMS, que vão investigar a presença do mosquito ou de seus ovos. Para denunciar, o teresinense pode entrar em contato com a Gerência de Zoonoses da FMS pelos número 86 3216-9143 e 86 3215-9144

Por: Com informações da Fundação Municipal de Saúde
Mais sobre: