Cidades do Piauí são monitoradas pela Defesa Civil por conta da estiagem

Situação mais preocupante está em Fartura do Piauí, onde já solicitou reforço para não ter dificuldade quanto ao fornecimento de água.

28/04/2021 08:51h

Compartilhar no

A Defesa Civil do Piauí está fazendo o monitoramento da situação hídrica de quatro cidades devido ao final do período chuvoso e a chegada do período de estiagem. São os municípios de Teresina, Barras, Esperantina e Luzilândia, que estão tendo o nível de seus rios acompanhados diariamente.

“Estamos concluindo o período chuvoso e a tendência é estabilizar e baixar o nível das águas”, explicou o secretário estadual de Defesa Civil, José Augusto Nunes. Ele acrescenta que, com o fim do período chuvoso, a preocupação é com a seca verde e informa sobre a grande demanda de municípios do semiárido por carros-pipa.

A situação mais preocupante se encontra no município de Fartura do Piauí, que vive um momento delicado por conta da seca e já solicitou reforço para não ter dificuldades quanto ao fornecimento de água. “A Defesa Civil está fazendo levantamento de quantas cidades precisarão de abastecimento de água e vamos traçar um plano para a região”, disse o secretário.


José Augusto Nunes, secretário estadual de Defesa Civil - Foto: O Dia

Esse final de período chuvoso já pode ser percebido em alguns pontos do território piauiense observando-se o nível dos rios que cortam determinadas regiões. Em Barras, apesar de ainda estar acima da cota de alerta, o nível do Rio Pedrinhas caiu de 3,91 metros para 3,89 metros da noite de ontem (27) até esta manhã (28). Já em Esperantina, o Rio Longá encontra-se na cota de atenção, com 5,85 metros de altura o nível de suas águas, mas seu nível caiu de 5,,88 metros para 5,85 metros até o começo do dia de hoje.

Em Teresina, o Rio Parnaíba está em situação normal, com o nível de 3,09 metros, assim como o Rio Poty, que apresenta cota de 2,59 metros. Em Luzilândia, a situação também é de normalidade com o Velho Monge tendo atingido 3,77 metros nesta manhã.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no

Deixe seu comentário