Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cidades do Piauí com atraso na 2ª dose devem iniciar imunização até esta quarta

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), um total de 34.255 doses foram distribuídas a 173 cidades piauienses

19/05/2021 15:06

Municípios do Piauí devem regularizar até esta quarta-feira (19) a aplicação da segunda dose da Coronavac, para quem tomou a primeira dose do imunizante em abril.

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), um total de 34.255 doses foram distribuídas a 173 cidades piauienses que tinham ampliado a aplicação da primeira dose e ficaram sem estoques para fazer a segunda.

Foto: Agência Brasil

“Do levantamento que foi realizado pela secretaria, dentre os municípios que declararam que haviam problemas com a segunda dose, o que recebemos e enviamos no último sábado foi para completar 100% de todos os esquemas vacinais dessas cidades”, disse a doutora em Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.  

Além desse total, o Ministério da Saúde enviou mais 13 mil doses para vacinar gestantes com comorbidades.

“A estimativa do Ministério da Saúde são de 13.600 gestantes com comorbidades no Piauí. Isso vai fazer com que a gente garanta tanto a primeira dose e já guarde a segunda para que não tenha nenhum tipo de problema, tento em vista que o Butantan não está mais produzindo a vacina Coronavac”, disse Leopoldina Cipriano, vice-presidente do COSEMS.

Na tarde da terça-feira (18), o Piauí recebeu 87.200 doses da vacina contra a Covid-19 Fiocruz/Astrazeneca. Os imunizantes serão aplicados em idosos de 60 a 69 anos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

“Essa distribuição será feita até sexta-feira de modo que os municípios, ao receberem, já tenham as suas organizações locais encaixadas no recebimento enviado a eles. Semanalmente a gente informa qual o dia da semana que eles irão receber para se organizarem e dando seguimento da vacinação no município”, disse. 

Por: Com informações de Raimundo Lima, da O DIA TV
Mais sobre: