Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas no Piauí: fevereiro deverá ser mais chuvoso que janeiro, prevê climatologia

Os municípios que tiveram déficit pluviométrico em janeiro deverão ser os mais beneficiados

08/02/2021 09:25

O dia amanheceu nublado em Teresina e algumas cidades do Piauí nesta segunda-feira (08). Na noite de ontem (07), por exemplo, alguns bairros da capital registraram pancadas de chuva isoladas, como no Cristo Rei, Morada Nova e Lourival Parente, zona Sul, e uma chuva rápida em alguns bairros da zona Leste da cidade. Essas pancadas de chuvas devem permanecer assim ao longo de todo o mês fevereiro, é o que aponta a climatologia.

O climatologista Werton Costa explica que essas condições registradas em Teresina se devem pela mudança que começou no Sul do Estado, há cerca de dois dias. As chuvas retornaram timidamente à faixa da Matopiba, como em Corrente, Gilbués, Bom Jesus, ainda muito pontual. Depois atingiram a faixa Sertaneja, que contempla municípios da microrregião de Picos, avançando progressivamente para faixa do médio Parnaíba.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

“Neste momento, Teresina se encontra no padrão de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de chuvas durante a semana, conforme a previsão já salientava. A previsão colocava uma mudança realmente drástica nas condições atmosféricas a partir da segunda quinzena de fevereiro, porque haveria uma aproximação das zonas de convergência intertropical, que é o principal sistema promotor de chuvas e atua vigorosamente a partir de meados de fevereiro”, explica.

Contudo, o climatologista destaca que há uma condição adversa impedindo a qualidade e quantidade das chuvas dentro da normalidade. Isso porque o Oceano Atlântico continua com temperatura ainda abaixo da média. Dessa forma, há uma perspectiva de aquecimento, porém, de forma lenta e que irá repercutir nos próximos dias.

“Mas até o final de fevereiro iremos observar um incremento dessa umidade e um aumento do volume de chuvas no Piauí. Não estamos livres das interrupções, porque ainda há presença dos VCANS, que poderão se formar ao longo da segunda quinzena, inclusive em março, redistribuindo essa umidade. Há uma tendência do mês de fevereiro ser mais chuvoso que janeiro, principalmente para os municípios que apresentaram déficit pluviométrico durante o mês de janeiro, por causa da sequência de veranicos, como do extremo Sul, do sertão e até do médio Parnaíba”, acrescenta Werton Costa.

Acumulado do mês de janeiro (Crédito do mapa: Yarlem Gomes)

Os próximos quatro dias serão de muita nebulosidade no Maranhão, Piauí e parte da Bahia. Nesta segunda-feira (08), está prevista mínima de 25ºC e máxima de 33ºC em Teresina. Pela manhã o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. À tarde, o tempo continuará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já à noite, há possibilidade de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

(Gráfico: Reprodução/Inmet)

Mais sobre: