Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas no Piauí aumentam níveis de riachos e açudes

As chuvas no mês de novembro, causada pela ZCAS, fez com riachos transbordassem antes do previsto e surpreendeu os piauenses.

05/11/2020 10:29

As chuvas que caíram no estado do Piauí  nos primeiros dias de novembro, causada pela Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS), fez com que rios, riachos e açudes aumentassem o nível da água. Em Paulistana, a 470 km de Teresina, o Açude Ingazeiras sangrou


Leia também:

Estações meteorológicas do Piauí estão “inoperantes”, denuncia climatologista 

Chuvas no Piauí devem cessar nesta quinta-feira (5) 

IMAGENS: Teto da área externa da Alepi ameaça ceder com a chuva 



No Rio Guaribas que passa dentro da cidade de Picos, o nível da água teve um aumento expressivo graças a ZCAS. O rio é conhecido pelos moradores mais antigos, por ter sido um local de lazer, cultivo e boas lembranças. Mas essa realidade mudou, durante a maior parte do ano o rio  quase não tem água, e o nível da água só aumenta em períodos chuvosos na cidade. 


O mesmo aconteceu com o Riacho do Pará, localizado no município de Queimada Nova, há 546 km de Teresina, no vídeo gravado por moradores é possível observar que o nível da água subiu e a velocidade da correnteza aumentou, por causa do volume de chuva na região.


Além da região sul do estado do Piauí, a chuva favoreceu também a região sudoeste piauiense no município de Dom Inocêncio, território da Serra da Capivara, o volume do rio aumentou e surpreendeu a população neste início do mês de novembro.


O que é ZCAS?

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) é um sistema atmosférico episódico, ou seja de curta duração. Ele ocorre em intervalos que vão de 3 a 6 dias, durante esse período o fenômeno desloca a umidade do Atlântico para o interior do Continente e quando aliado ao calor, provoca grandes instabilidades- nuvens de temporal.

Segundo o professor Werton, os temporais causados pela ZCAS são rápidos e intensos, e historicamente ela é conhecida como sistema dos grande temporais que provocam impacto na vida das pessoas. 

" Na região sudeste, ela é responsável pelas grandes tragédias, que não são necessariamente provocadas pela chuva mas pela condição da baixa resiliência das cidades, quanto menor for o nível de preparo, adaptação e resposta das cidades a uma situação de chuvas rápidas, maior serão os danos", diz professor.

Assim, como a ZCAS é um fenômeno que despeja muita água em curto período de tempo, existe uma tendência de alagamentos, enchuradas e transbordamento de córregos, assim como ocorreu em Oeiras ,  e até de pequenas barragens, como é o caso de Ingazeras, que não é um açude de maiores extensão.

"Sabemos que novembro é um mês pré-estacional, ou seja, é um mês de preparo para estação chuvosa para maioria dos municípios piauienses. Na faixa sul do estado a segunda quinzena de novembro já é estação chuvosa", finaliza.

Nível da água nos principais rios do Piauí

Apesar das chuvas que foram registradas no Piauí nos últimos dias terem sido intensas em alguns municípios e até deixado estragos, o acumulado não foi tão significativo para encher alterar o volume dos principais rios do Estado, como o  Rio Parnaíba, Rio  Poti, Rio Longá, Rio Canindé e Rio Piauí.

De acordo com Roberto Fernandes, engenheiro hidrólogo da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), esses rios só apresentarão cheias no próximo ano, quando estiver mais próximo do período chuvoso. “Os rios maiores, por terem uma área de contribuição bem mais significativa, precisam de mais volume de água. Só sentiremos suas cheias em março, quando tiver acumulado as chuvas de agora até lá”, disse.


O monitoramento mostra que os grandes rios que fazem parte da Bacia do Parnaíba estão com seus volumes dentro da normalidade.Imagem: CPRM

“O que estavam vivendo nesses dias são chuvas mais curtas e as bacias muito pequenas, quando chove muito forte, têm uma resposta praticamente imediata nas cidades e em pequenos riachos, causando problemas especialmente nas zonas urbanas”, explica.

No site do CPRM, o monitoramento mostra que os grandes rios que fazem parte da Bacia do Rio Parnaíba estão com seus volumes dentro da normalidade.

Por: Sandy Swamy e Isabela Lopes
Mais sobre: