Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas em Teresina: Defesa Civil discute ações para casos de enchentes

Só em fevereiro o volume de chuvas ficou 60% acima da média, a mesma situação deve ocorrer nos próximos três meses.

01/03/2021 11:41

O período chuvoso já iniciou na capital piauiense e tem causado preocupação para as autoridades e população que mora em áreas de risco. Pensando nisso, na manhã desta segunda-feira, 01, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Defesa Civil Municipal, realizou uma reunião para apresentar o Plano de Ação da Defesa Civil Municipal de Teresina, como explica Marcos Rolf, Gerente da Defesa Civil.

"O encontro é para que os gestores estejam preparados para atuar em uma situação de emergência, como uma enchente ou enchurrada, neste caso, todos precisam contribuir para retirada imediata das famílias", diz Marcos Rolf.


Fotos: Assis Fernandes/ODIA


Leia também:

Chuva: Teresina registrou maior volume do ano na madrugada desta terça 

Chuvas: Em novo relatório, Zona Norte aparece com mais áreas de risco em Teresina 


O Coronel Rodrigues, coordenador geral de operações da Polícia Militar do Piauí,  afirma que os policiais estão à disposição para atuar em qualquer situação de risco. "É importante conversarmos para criar estratégias para o período atual. Nós sabemos que pessoas são afetadas neste período, principalmente nas zonas de inundações e a Polícia Militar presta o seu auxílio com efetivo e o que for necessário", afirma Coronel Rodrigues.


(Foto: Reprodução)

Chuva nos próximos meses 

As chuvas intensas registradas durante o mês de fevereiro em Teresina tiveram um reflexo positivo no resultado no acumulado mensal. E o próximo trimestre promete ser com precipitação acima da média.

"Nós estamos dentro de uma condição estacional caracterizada, por que em dezembro e janeiro a chuva se desenvolveu com volumes abaixo da média", explica o climatologista Werton Costa.


Climatologista Werton Costa. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Mas essa realidade vem mudando, pois segundo o climatologista Wertom Costa, o Oceano estava frio e impedia a entrada da umidade, porém apesar do Oceano não estar na temperatura ideal, é possível observar um lento aquecimento, o que provocou no final de fevereiro, chuvas mais intensas

"A cidade de Teresina conseguiu ultrapassar a sua média com desvio positivo de 65%, a gente observa como fevereiro foi rigoroso neste sentido, apresentando também vários transtornos para o cidadão", ressalta.

Para os meses de março, abril e maio existe uma precipitação de 30% a 60%, acima da média nas Bacias do Longá e Rio Poty, o que pode causar problemas nas regiões que ocorrem alagamentos.

Falta de energia 

Outro problema recorrente no período chuvoso na capital é a falta de energia elétrica, ocasionada por queda de árvores e consequentemente de fiação elétrica ou descarga elétrica no transformador.

Desta forma, Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí, explica que em situações onde a população observar que há fios de energia caído em vias públicas, ocasionados pelas fortes chuvas, é preciso ligar imediatamente para o atendimento da Equatorial, e jamais o cidadão deve tentar pegar na fiação. 


Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Além disso, em casos de alagamentos, em residências que ficam em regiões mais baixas da cidade, o gerente orienta que imediatamente a família deve desligar o disjuntor de energia, para evitar possíveis acidentes.

"A Equatorial trabalha todo dia preventivamente, com as podas de galhos árvores próximos das redes, em casos de aumento do número de ocorrência de falta de energia, nós imediatamente acionamos um plano operacional para atender este tipo de ocorrência, é importante que as pessoas liguem para Central, para que a empresa faça um trabalho o mais rápido possível", conclui

Fonte: Com informações da Lalesca Setúbal
Mais sobre: