Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cerca de 2 mil armas apreendidas no Piauí serão encaminhadas ao Ceará para perícia

O objetivo do projeto é garantir que todas as armas apreendidas sejam devidamente periciadas e, posteriormente, destruídas

02/06/2023 às 14h16

26/09/2023 às 20h10

As armas de fogo apreendidas durante as ações policiais que ocorreram no Piauí nos últimos dias, foram destruídas parcialmente na manhã desta sexta-feira (02), na sede do 25° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, localizada no Centro de Teresina.

Leia também: Operação Impacto: polícia prende mais de 120 pessoas em 31 municípios do Piauí

Operação Leviatã: polícia cumpre 14 mandados em Teresina e apreende armas

De acordo com o comandante do 25° BC, tenente-coronel Tarabossi, as armas estão passando pelo primeiro processo de destruição em Teresina e posteriormente serão encaminhadas para o estado do Ceará.

Armas de fogo apreendidas no Piauí são parcialmente destruídas  - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Armas de fogo apreendidas no Piauí são parcialmente destruídas

“Após a autorização do Poder Judiciário, o Ministério Público do Piauí recolhe esse armamento apreendido, entrega para o 25 BC, que realiza a pré-destruição, e na sequência encaminhamos para uma siderúrgica no Ceará para ser realizada a destruição total. Podemos destacar que essa é uma ação contínua que é feita em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre de cada ano”, explicou o comandante.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, comenta que os órgãos de segurança têm intensificado a fiscalização através das operações policiais, o que leva à apreensão de diversas armas de fogo diariamente. “São centenas de armas apreendidas por mês, que posteriormente são encaminhadas para a Justiça. É importante que cada instituição funcione para obtermos o resultado final que é a retirada dessas armas do meio criminoso”, pontuou Chico Lucas.

Chico Lucas fala sobre apreensão de armas  - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Chico Lucas fala sobre apreensão de armas

O delegado geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, falou sobre a importância da política de enfrentamento à arma de fogo irregular, realizada pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

“O destino dessas armas irregulares é justamente esse, a destruição, que compete ao Exército Brasileiro. É necessário um controle cada vez mais rígido, uma política criminal cada vez mais forte para que essas armas não voltem para as mãos da criminalidade. A arma de fogo é o instrumento mais utilizado na prática de crimes contra o patrimônio e contra a vida, por isso é importante que o ciclo seja completo da forma que está sendo demonstrado hoje”, finalizou o delegado geral.

O objetivo do projeto é garantir que todas as armas apreendidas em razão de ocorrências de crimes sejam devidamente periciadas, até o processo de destruição ou doação para os órgãos de Segurança.

Mais sobre: