Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cepisa pode perder até R$ 70 milhões com desvio de energia em 2019

O desvio de energia é considerado crime pela legislação brasileira e pode resultar em quatro anos de reclusão, além do pagamento de multas.

16/01/2019 18:28

Pela legislação brasileira, o desvio de energia é crime e pode resultar de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Apesar disso, somente em 2019, a Cepisa Equatorial poderá ter prejuízos no valor de R$ 70 milhões causados pelo furto de energia elétrica no Piauí. As informações são do presidente da distribuidora, Nonato Castro.

Segundo a Cepisa Equatorial os desvios podem causar inúmeros problemas à rede elétrica, como oscilações, falta de energia e queima de aparelhos eletrônicos. No entanto, a fraude não afeta apenas a distribuidora, mas também todos os consumidores que pagam pelo consumo de energia elétrica. “Os bons pagadores pagam uma parte dessa perda de energia, não é bom para ninguém porque encarece a tarifa”, explica o presidente.

O presidente da distribuidora, Nonato Castro. (Foto: Elias Fontenele/O Dia)

Além dos prejuízos financeiros, o desvio de energia pode causar lesões graves e até levar a morte, como o caso do eletricista Francivaldo da Costa Oliveira, de 47 anos, que veio a óbito no dia 7 de janeiro após supostamente tentar fazer uma ligação clandestina. O caso aconteceu no bairro Satélite, zona Leste de Teresina. Apesar de ter experiência com manutenção em fios de alta tensão, o eletricista não utilizava nenhum equipamento de segurança e estaria manuseando a rede de energia sem autorização da Cepisa.

Para combater os desvios, o presidente da Cepisa esclarece que a empresa está investindo em treinamento de funcionários para identificar as fraudes na rede.  Segundo ele, na medida em que o combate a esse tipo de fraude se intensifica, novos meios de desvios são descobertos pela companhia. “Nós conhecemos esses modos operandi e estamos treinando e retreinando as equipes para que a gente possa combater esse desvio de energia, que é crime”, enfatiza. 

Entre as fraudes mais comuns estão: o uso de chips eletrônicos (usados em portões elétricos) para desligar e ligar o medidor; o uso de sensores de presença para desligar o medidor no momento em que o funcionário da companhia faz a medição; uso de fios embutidos nas paredes, por fora do medidor, para desviar energia da rede externa diretamente para a residência; uso de ganchos para cooptar energia da rede externa para alimentar eletrodomésticos.

Bandeira branca entra em vigor a partir deste mês

Está em vigor a partir deste mês a tarifa branca para quem consome mais de 250 quilowatt-hora por mês (KWh/mês), o que representa cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras. Aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa branca sinaliza aos consumidores a variação do valor de energia de acordo com o dia e o horário de consumo. A tarifa branca de energia sinaliza que não haverá cobrança extra, significando que os reservatórios estão cheios e as hidrelétricas estão garantindo o fornecimento de energia.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: