• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Censo escolar reforça controle sobre repasse de verbas do MEC

Prazo para envio dos dados encerra na última quarta de maio

16/02/2011 08:55h

As instituições de ensino público têm a última quartafeira do mês de maio para enviar todos os dados coletados durante o Censo Escolar 2011, caso contrário pode ficar sem verbas do Governo Federal.

Esse censo é montado a partir de dados fornecidos pela direção das escolas que informam a quantidade de alunos matriculados, a infraestrutura das escolas e a formação dos professores. O Estado e a Prefeitura agem de forma independente na construção deste censo. Segundo Samuel de Sousa Silva, chefe de Divisão de Tratamento de Dados da secretaria Municipal de Educação, a Semec tem uma forma própria de montar seu banco de dados. "Nós temos um sistema onde todos os dados já estão sendo registrados. Quando está tudo pronto apenas repassamos para o sistema do Ministério da Educação", garantiu.

Uma das maiores vantagens do Censo Escolar está no quesito segurança. O cadastro necessário não se resume a apenas ao nome do aluno, por exemplo. Para preencher cada formulário é solicitado nome do pai, da mãe, endereço completo, entre outras coisas. "Considero isso muito importante. Antigamente bastava dizer que tinha mil alunos, por exemplo, e recebia a verba sem comprovar nada. Agora cada um recebe o repasse de acordo com a necessidade existente", ressaltou.

Samuel Silva lembrou ainda que atualmente a Semec está trabalhando na segunda etapa do Censo Escolar, que é exatamente o resultado do ano de 2010, números esses que são usados para o cálculo do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Nestes formulários constam quantidade de alunos aprovados e reprovados, o índice de evasão escolar, capacitação de professores, entre outras coisas.

Ensino Superior

A coleta de informações para o Censo da Educação Superior de 2010 teve início ontem. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas e particulares de todo o País devem ncaminhar os dados da situação de alunos e professores até o dia 15 de abril. O Censo da Educação Superior, realizado anualmente, é o principal instrumento de coleta de informações
sobre a educação superior no Brasil. Segundo o MEC, as informações subsidiam a formulação e o acompanhamento das políticas e programas da educação superior.

Fonte: Jornal O Dia
Por: Marcelo Castro

Deixe seu comentário