Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casos de suicídios no Piauí são o dobro da média nacional

Diante das estatísticas, ações preventivas estão sendo realizadas em todo o Estado, inclusive junto aos profissionais de Saúde.

20/09/2019 07:06

Os casos de suicídio no Piauí já chegam a ser o dobro da média brasileira. Enquanto no país são registradas 5,6 mortes por suicídio a cada grupo de 100 mil habitantes, no Piauí os casos alcançam uma média de 10 mortes a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), realizado de acordo com as declarações de óbito entre os anos de 2010 e 2017.

Diante das estatísticas, o sistema de saúde deve estar preparado para amparar o paciente que necessita de atendimentos em casos de ideação e tentativa de suicídio. No Piauí, ações preventivas estão ocorrendo frequentemente, como afirma a psicóloga Virgínia Pinheiro, gerente de Saúde Mental do Estado. 


Leia também:

Professores vão identificar alunos com comportamento suicida 

Somente no 1º semestre, 327 casos de suicídio foram notificados no PI, diz FMS 

Suicídio: fenômeno para exercitar empatia desafia sociedade 

"Quando lhe incapacita, o transtorno já está generalizado" 

Vidas por um fio: as pessoas precisam dar mais atenção para a saúde mental 


“Temos desenvolvido várias atividades no Piauí, dentre elas qualificações para prevenção e promoção em Saúde Mental, Vigilância e Assistência à Saúde. Essas são ações presentes no Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio com a finalidade de qualificar profissionais na perspectiva de prevenção ao suicídio e promoção à saúde mental”, explica Virgínia.


As ações iniciaram junto com o mês da campanha do Setembro Amarelo - Foto: Divulgação

As ações iniciaram junto com o mês da campanha do Setembro Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio.  No primeiro momento, a profissionalização ocorreu na região Vale do Rio Guaribas, com os profissionais da atenção à saúde mental, atenção básica, vigilância epidemiologia e profissionais da mídia. 

Já o segundo módulo, na mesma localidade, será com profissionais da Rede de Urgência e Emergência nos dias 26 e 27 de setembro. Além disso, os profissionais de Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Teresina estão participando de oficinas para capacitação da prevenção.

As atividades acontecem até dezembro, quando a qualificação irá focar nos territórios com maiores taxas de tentativas e óbitos por suicídio.

Por: Sandy Swamy, do Jornal O Dia
Mais sobre: