Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso João de Deus: MP monta força-tarefa para investigar os crimes no Piauí

O médium João de Deus é acusado de abusar sexualmente dezenas de mulheres que iam até seu templo em buscar de cura espiritual. Polícia Civil investiga o caso.

13/12/2018 07:54

O Ministério Público do Estado do Piauí informou que está montando uma força-tarefa no Estado para investigar o médium João de Deus e identificar possíveis vítimas do acusado. Segundo o MPPI, A ação visa colher depoimentos, identificar, orientar e auxiliar as possíveis vítimas do suspeito. 

O ente ministerial irá atuar junto com a força-tarefa nacional que investiga crimes sexuais cometidos pelo suspeito. A denúncia foi feita no programa Conversa com Bial, da Rede Globo, na última sexta-feira (07). Na ocasião, o apresentador e a repórter Camila Appel ouviram, individualmente, relatos de 10 pessoas com histórias parecidas de abuso sexual. 

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Após isso, dezenas de mulheres relataram a diferentes veículos de imprensa terem sido abusadas sexualmente pelo médium. João de Deus realiza atendimentos em que supostamente oferece cura espiritual para doenças na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO). 

A Polícia Civil de Goiás e o Ministério Público do Estado de Goiás montaram uma força-tarefa para investigar os crimes que podem ter vítimas em todos os estados do país e até internacionalmente. o MP-GO pediu a prisão de João de Deus. O pedido será analisado pela Justiça. 

O Ministério Público do Estado do Piauí participa agora desta força-tarefa nacional que busca criar mecanismos que facilitem as denúncias de vítimas e agilizem a apuração dos casos ocorridos. O MPPI diz que irá assegurar o sigilo da denunciante. 

A orientação é para que vítimas no Piauí busquem o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais - CAOCRIM ou o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar - NUPEVID. A entidade também disponibilizou um e-mail ([email protected]) para que denúncias sejam enviadas. 

Confira a nota do MPPI na íntegra 

O Ministério Público do Estado do Piauí participa da força-tarefa nacional com o objetivo de investigar o médium João de Deus, suspeito de praticar crimes sexuais. A ação visa colher depoimentos, identificar, orientar e auxiliar as possíveis vítimas do suspeito. 

A força-tarefa busca criar mecanismos que facilitem as denúncias de vítimas e agilizem a apuração dos casos ocorridos, como também assegurar o sigilo da denunciante. No Piauí, as vítimas devem buscar o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais - CAOCRIM ou o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar - NUPEVID. Denuncie através do e-mail: [email protected]

Edição: Adriana Magalhães
Por: Lucas Albano
Mais sobre: