Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cartões expressos do Setut começam a ser vendidos por R$ 6,30

Só quem tiver o cartão vai usufruir do sistema integrado, pagando apenas meia passagem na 2ª viagem

02/01/2012 15:01

O Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) informou que começaram a ser vendidos, nesta segunda-feira (02/01), os primeiros cartões expressos de bilhetagem eletrônica, por meio dos quais os usuários terão acesso ao sistema integrado do transporte público.

Neste primeiro dia devem ser distribuídos mil cartões expressos em todos os postos de venda de recarga de crédito. Cada cartão custa R$ 6,30, não tem prazo de validade e é impessoal, ou seja, pode ser utilizado por qualquer pessoa, podendo, inclusive, ser emprestado.

O cartão expresso é uma alternativa para quem não se enquadra nas categorias que usam a carteirinha estudantil ou o vale transporte eletrônico - respectivamente, os estudantes e os funcionários das empresas credenciadas junto ao Setut.

Também está em fase de transição para o formato eletrônico o cartão de gratuidade utilizado pelos oficiais de Justiça, policiais civis e militares, agentes penitenciários, idosos e deficientes físicos.

O Setut estima que nos próximos meses a bilhetagem eletrônica deva estar completamente incorporada pelos usuários.

Hoje, 90 mil estudantes já possuem carteirinha estudantil e 50 mil funcionários de empresas utilizam o vale transporte eletrônico.

Como saber quais linhas são integradas

Segundo o Setut, nessa primeira etapa a integração atenderá 36% das linhas de ônibus da capital, beneficiando cerca de 40% das pessoas que precisam pegar dois ônibus regularmente para ir ao trabalho ou à escola, e, ao final do dia, fazer o percurso de volta para casa.

Todos os ônibus das linhas integradas são padronizados na cor verde e trazem a identificação da integração na frente e na lateral. Dentro dos veículos há um cartaz atrás da poltrona do motorista contendo as informações das linhas com as quais ele integra e respectivas paradas de integração.

As paradas onde há integração também são padronizadas na cor verde e em cada uma delas há um cartaz com as linhas que param ali e com as quais integram.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: