Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carteiras de habilitação emitidas a partir desse mês terão QR Code

O código bidimensional irá conectar diretamente a CNH ao sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados. Ferramenta contribui para evitar fraudes e falsificações

09/05/2017 10:17

Começa a ser implantada, a partir desde mês, uma nova funcionalidade tecnológica nas carteiras de habilitação. Trata-se de um QR Code, na CNH, que contribui para evitar fraudes e falsificações.

A mudança será apresentada hoje (09) pelo Ministro da Cidades, Bruno Araújo, e pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Elmer Vicenzi. A novidade aparecerá nos documentos emitidos a partir de agora.

O código bidimensional irá conectar diretamente a CNH ao sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados. O novo modelo segue a resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito.

O Denatran disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. O código será um quadrado de 5 centímetros impresso no verso inferior da CNH.

Para o diretor de habilitação do Detran no Piauí, Sandro Alves, a medida garante maior autenticidade ao documento. "Hoje enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code vai dificultar as fraudes e garantir mais rigor na fiscalização de condutores infratores, disse.

Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação continuam os mesmos.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: