Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carroceiros querem Carroça Ecológica em Teresina

Existem cerca de 1.500 carroceiros cadastrados na associação teresinense.

23/06/2015 07:18

Há três anosa, um projeto foi criado para modificar as carroças já existentes. A proposta da ‘carroça ecológica’ foi idealizado pela ambientalista Jaqueline Lustosa, que visa ser mais leve que a atual, fazendo com que o peso do veículo sobre o lombo do animal seja amenizado. 

A ambientalista explicou que a carroça é feita com madeiras mais leves e molas, suavizando o impacto e maltratando menos os animais. Segundo Jaqueline Lustosa, o projeto foi apresentado à Prefeitura de Teresina, ao Ibama e a Associação dos Trabalhadores em Veículos de Tração Animal – Associação dos Carroceiros, mas nunca foi implantado. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

“Queremos o apoio de empresários para confeccionar as carroças, pois elas são muito caras para os carroceiros adquirirem. Uma sugestão seria os empresários confeccionarem e colocarem a logo da empresa com uma frase ecológica, além da placa de identificação da zona”, disse. 

Jaqueline Lustosa cobrou o cumprimento do projeto, vez que há leis que regulamentam o direito e bem-estar animal. No plano, é exigido que os cavalos utilizem borracha nos cascos; a troca de chicotes por chibatas, atendimento médico aos animais; cumprimento do horário de trabalho e alimentação e hidratação adequada aos equinos. Além do kit de proteção do carroceiro, com camisetas de mangas compridas, protetor solar e chapéu. 

As camisetas teriam cores variadas, de acordo com cada bairro, assim, seria mais fácil identificar os carroceiros cadastrados e punir quem estiver realizando um ato irregular. “Padronizando esses trabalhadores, poderemos fazer quem faz parte da associação e ter um controle da quantidade de carroceiros, facilitando até na fiscalização e identificando quem jogar lixo em lugar impróprio”, pontuou. 

A presidente da Associação dos Carroceiros, Ana Cristina Ferreira, contou que, dos dois mil carroceiros existentes em Teresina, 1.500 são cadastrados. De acordo com ela, os trabalhadores aprovaram a ideal do projeto e esperam que, de fato, seja implantado. 

“Todos acharam a ideia maravilhosa, mas infelizmente não temos condições de arcar com o custo dessas carroças, pois elas são muito caras. O que queríamos era que o poder público nos ajudasse, já enviamos vários ofícios à Prefeitura, conversamos com o prefeito, mas nada saiu dessas conversas, e isso já faz mais de um ano”, lamentou. 

Atualmente, a Associação dos Carroceiros conta com dois protótipos de carroça ecológica, que foram doados. Ana Cristina reconheceu que esse novo modelo traria mais benefícios, tanto aos animais quanto aos carroceiros. Ela relatou que o peso dos veículos é tão leve que pode ser levantado apenas com uma mão.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: