Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval 2021: saiba o que abre e fecha em Teresina

Nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira) os bancos no Piauí estarão fechados e no dia 17( quarta-feira) funciona de 12h às 15h.

10/02/2021 10:46

Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, e para evitar a disseminação da Covid-19,governo do Estado do Piauí suspendeu o Carnaval 2021 e cancelou os pontos facultativos previstos em edições anteriores dos dias de folia, medida semelhante foi a adotada pela Prefeitura de Teresina e de outras cidades do interior. 


Leia também:

Tribunal de Justiça do Piauí decreta ponto facultativo no Carnaval 

OAB Piauí é contra feriado concedido pelo TJ-PI 


Mas alguns setores do Estado estão acatando ao pontos facultativos, como é o caso do Sindicato dos Bancários do Piauí. Sendo assim, os bancos não funcionarão nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira), e no dia 17 de fevereiro (quarta-feira de cinzas), o atendimento será das 12h às 15h.

Carnaval 2021: saiba o que abre e fecha em Teresina. Foto: Arquivo O Dia 

TRT

O Tribunal Regional do Trabalho da  22ª Região (TRT 22), também não terá expediente no Feriado de Carnaval que será nos dias 15 e 16 de fevereiro, por força do art. 62, III, da Lei nº 5.010/66.

No dia 17 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) haverá expediente, das 7h às 13h, conforme Ato Conjunto GP/CR N° 01/2021 (restrições do período de pandemia), com exceção da Vara do Trabalho de Floriano, em face da Lei Municipal nº 380/2005. Portanto, a retomada da contagem dos prazos processuais ocorrerá no dia 17 de fevereiro.

 Comércio

Já o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI) informou que, o comércio seguirá com funcionamento normal nos dias 13 (sábado), 15 (segunda), 16 (terça) e quarta-feira (17). Assim como, os shoppings funcionarão normalmente, seguindo então, o decreto do governo do Estado. 

Shoppings 

O Teresina Shopping funcionará nos dias 13, 15, 16 e 17 de fevereiro nos seguintes horários: Lojas das 10h às 22h; Big Bom Preço das 08 às 22h; Lotérica das 9h às 21h e Smart Fit das 6h às 22h. Já no domingo, dia 14 de fevereiro, as lojas funcionam das 14h às 20h, Praças de Alimentação das 12h às 20h, Big Bompreço das 08h às 22h e Smart Fit das 9h às 15h. O Teresina Shopping reforça que continua adotando todos os procedimentos sanitários recomendados pelas autoridades para prevenção da Covid-19.

Shopping Rio Poty não terá alteração de funcionamento no período do carnaval. Sendo que, as Lojas e quiosques funcionam de segunda a sábado 10h as 22h e domingo 14h às 21h, Alimentação e Lazer, abre de Segunda a sábado 10h as 22h e domingo 12h as 22h, Academia tem funcionamento de Segunda a sexta 6h as 22h, Sábado 9h as 16h e Domingo 9h as 14h.

Correios

A Superintendência Estadual dos Correios informou ao PortalODia.com, que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Piauí, haverá atendimento nas agências dos Correios e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios: www.correios.com.br.

Supermercado 

Em relação ao R Carvalho no Carnaval, o funcionamento seguirá o fluxo normal, sendo de segunda-feira a sábado, das 08h às 21h e no domingo de 7h às 14h.

Durante o Carnaval, as lojas Pão de Açúcar funcionarão em horário normal, das 7h às 22h, com atendimento exclusivo para clientes com 60 anos ou mais das 6h às 7h. A loja Mercado Extra também mantém seu funcionamento normal, das 7h às 22h, assim como a loja Extra Hiper com atendimento 24h.

Os demais supermercados ainda não informaram sobre o horário de funcionamento neste período de Carnaval.

Piauí Fomento

A agência Piauí Fomento vai trabalhar remotamente nos dias 15 e 16 deste mês. Os funcionários atenderão aos clientes por telefone e cumprirão diversas outras demandas da agência.

A resolução 2.932, de 28 de fevereiro de 2002, do Conselho Monetário Nacional, decidiu que a segunda e terça de Carnaval não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil. Na quarta-feira, dia 17, o expediente presencial será das 12h às 14h.

Cidades cancelam Carnaval 

Em Teresina, o Corso e o Carnaval 2021 por tempo indeterminado . O anúncio foi feito no dia 07 de janeiro, pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e pelo presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves (FCMC), Scheyvan Lima.

A mesma decisão foi tomada pela Prefeitura de Água Branca que decretou no dia 22 de janeiro, o cancelamento do carnaval do município deste ano . A medida é uma das novas regras sanitárias de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) presente no documento, que estabelece a suspensão de eventos públicos e privados com aglomerações pelo período de 30 dias.

Já na cidade de Picos, a juíza Maria da Conceição Gonçalves Portela suspendeu a realização da prévia carnavalesca “Bloquinho do Sakana”  em janeiro. A festa recebeu autorização da prefeitura municipal para ser realizada em meio a pandemia do novo coronavírus. 

Mais sobre: